Show simple item record

dc.contributor.author Passos, Wagner Valente dos
dc.contributor.author Schmidt, Elisabeth Brandão
dc.date.accessioned 2015-05-29T00:40:32Z
dc.date.available 2015-05-29T00:40:32Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation PASSOS, Wagner Valente dos; SCHMIDT, Elisabeth Brandão. Humor gráfico e Educação Ambiental: irreverência e criatividade nas práticas pedagógicas com crianças. Revista Contrapontos, v. 14, n. 1, p. 203-219, 2014. Disponível em: <http://siaiweb06.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/4996/pdf_25>. Acesso em: 24 maio 2015. pt_BR
dc.identifier.issn 1984-7114
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4933
dc.description.abstract Este artigo é derivado da dissertação de mestrado intitulada “Humor Gráfico: linguagem e crítica para uma Educação Ambiental sem fronteiras”, cujo objeto de pesquisa foi a 1ª Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental, realizada durante o V CPEASUL – Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul do Brasil e o IV EDEA – Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental, promovidos pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande em 2012. O presente artigo trata da aproximação entre o humor gráfico e a Educação Ambiental, utilizando os cartuns que integraram a mostra e o trabalho dos cartunistas Edgar Vasques e Renato Canini, a título de exemplo de como a charge, o cartum, as tiras e os quadrinhos podem constituir-se disparadores da reflexão e da estética de produção de desenhos para potencializar as relações da criança com o ambiente. Nesse processo será acionada a capacidade criativa e outras formas de pensar, compreender e interagir com as realidades do mundo. pt_BR
dc.description.abstract This paper is derived from a Master’s thesis entitled “ Humor Gráfico: linguagem e crítica para uma Educação Ambiental sem fronteiras” (Graphic Humor: language and criticism for an Environmental Education without frontiers). The object of research was the 1ª Mostra Internacional de Humor sobre Educação Ambiental (First International Exhibition of Humor on Environmental Education) carried out during the V Colóquio de Pesquisadores em Educação Ambiental da Região Sul do Brasil (V Colloquim of Researchers in Environmental Education in the South Region of Brazil - V CPEASUL) and the IV Encontro e Diálogos com a Educação Ambiental (IV Meeting and Dialogs with Environmental Education - IV EDEA). Both events were organized by the Post-graduate Program in Environmental Education of the Universidade Federal do Rio Grande, located in Rio Grande, RS, Brazil, in 2012. This paper deals with the interface between graphic humor and Environmental Education, through the use of cartoons shown in the event, and also through the work of cartoonists Edgar Vasques and Renato Canini, as examples of how satirical caricatures, cartoons, comic strips and comic books can trigger reflection and the aesthetic production of drawings in order to potentialize the child’s relationship with the environment. In this process, the child’s creative capacity and other ways of thinking, understanding and interacting with the realities of the world will be activated Key words: Environmental Education. Graphic hum pt_BR
dc.description.abstract Este artículo deriva de la Disertación de Maestría intitulada “Humor Gráfico: lenguaje y crítica para una Educación Ambiental sin fronteras”, cuyo objeto de investigación fue la 1ª Muestra Internacional de Humor sobre Educación Ambiental, realizada durante el V CPEASUL – Coloquio de Investigadores en Educación Ambiental de la Región Sur de Brasil y el IV EDEA – Encuentro y Diálogos con la Educación Ambiental, promovidos por el Programa de Posgrado en Educación Ambiental de la Universidad Federal de Rio Grande en 2012. El presente artículo trata de la aproximación entre el humor gráfico y la Educación Ambiental, utilizando las historietas que integraron la muestra y el trabajo de los dibujantes Edgar Vasques y Renato Canini a título de ejemplo de cómo la caricatura, la historieta, las tiras y las viñetas pueden constituir disparadores de la reflexión y de la estética de producción de dibujos para potencializar las relaciones del niño con el ambiente. En ese proceso será accionada la capacidad creativa y otras formas de pensar, comprender e interactuar con las realidades del mundo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Humor gráfico pt_BR
dc.subject Práticas pedagógicas pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Graphic humor pt_BR
dc.subject Pedagogical practices pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.subject Humor gráfico pt_BR
dc.subject Prácticas pedagógicas pt_BR
dc.title Humor gráfico e Educação Ambiental: irreverência e criatividade nas práticas pedagógicas com crianças pt_BR
dc.title.alternative Graphic humor and environmental education: humor and creativity in pedagogical practices with children pt_BR
dc.title.alternative Humor gráfico y educación ambiental: irreverencia y creatividad en las prácticas pedagógicas con ninos pt_BR
dc.type article pt_BR
dc.identifier.doi http://dx.doi.org/10.14210/contrapontos.v14n1.p203-219 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record