Show simple item record

dc.contributor.author Birnfeld, Carlos Andre Hüning
dc.contributor.author Costa, Eder Dion de Paula
dc.date.accessioned 2015-08-25T19:48:19Z
dc.date.available 2015-08-25T19:48:19Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation BIRNFELD, Carlos André Hüning; COSTA, Eder Dion de Paula. A carreira docente federal do ensino superior brasileiro e suas inconstitucionalidades - 25 anos de incertezas. In: MEZZAROBA, Orides; GERALDO, Pedro Heitor Barros; FONTAINHA, Fernando de Castro (Coord.). Direito, educação, ensino e metodologias jurídicos. Florianópolis: FUNJAB, 2012. p. 29-50. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=6dbd2699e8e7ec00>. Acesso em: 25 ago. 2015. pt_BR
dc.identifier.isbn 978-85-7840-106-1
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5281
dc.description.abstract O presente artigo resgata as balizas constitucionais que norteiam a carreira docente federal e a seguir examina, à luz destas, as normas infraconstitucionais que norteiam a carreira docente federal atualmente. Faz inicialmente o resgate dos dispositivos constitucionais pertinentes, notadamente os que regulam a administração pública e os servidores públicos, assim como a própria educação superior. A seguir, analisa o denominado “PUCRCE”, norma que instituiu a carreira de professor federal no Brasil, seguindo a análise pelas demais normas que disciplinaram a carreira nos últimos 25 anos, abrangendo aproximadamente uma dezena de dispositivos normativos. Culmina com a demonstração das inconstitucionalidades encontradas nesses dispositivos, entre as quais a inconstitucionalidade formal do próprio “PUCRCE”. pt_BR
dc.description.abstract The present paper rescues the constitucional landmarks that guides the professor’s federal career and then examines, in view of this, the infra-constitucional rules which guides the professor’s federal career nowadays. At first it rescues the relevant constitucional mechanisms, mostly those that control the public administration and the public functionary, as well as higher education itself. Following, it analyzes the called “PUCRCE”, norm that established the professor’s federal career in Brazil, following the analysis by the other rules that had disciplined the career over the past 25 years, covering nearest ten normative devices. It culminates in a demonstration of the unconstitutionalities found in those devices, including the formal unconstitutionality of the “PUCRCE” itself. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher FUNJAB pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Carreira docente pt_BR
dc.subject Professor federal pt_BR
dc.subject Inconstitucionalidade pt_BR
dc.subject Justiça social pt_BR
dc.subject Professor's career pt_BR
dc.subject Federal professor pt_BR
dc.subject Unconstitutionality pt_BR
dc.subject Social justice pt_BR
dc.title A carreira docente federal do ensino superior brasileiro e suas inconstitucionalidades - 25 anos de incertezas pt_BR
dc.title.alternative The professor's career of federal higher education in Brazil and your unconstitutionalities - 25 years of uncertainties pt_BR
dc.type bookPart pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • FADIR – Livros e capítulos de livros
  • Show simple item record