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dc.contributor.author Birnfeld, Carlos Andre Hüning
dc.contributor.author Birnfeld, Liane Francisca Hüning
dc.date.accessioned 2015-09-14T16:07:16Z
dc.date.available 2015-09-14T16:07:16Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation BIRNFELD, Carlos André Huning; BIRNFELD, Liane Francisca Huning. Da vocação original das faculdades de direito do império para o século XXI: algumas perspectivas para a criação de um curso superior de serviço público no Brasil. In: MEZZAROBA, Orides; TAVARES NETO, José Querino; VASCONCELOS, Sílvia Andréia (Coord.). Direito, educação, ensino e metodologia jurídicos. Florianópolis: FUNJAB, 2013. p. 40-70. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=81836b7cd16991ab>. Acesso em: 24 ago. 2015. pt_BR
dc.identifier.isbn 978-85-7840-205-1
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5408
dc.description.abstract O presente trabalho se propõe ao resgate de uma pretensão que se encontrava no imaginário iluminista do império, qual seja a ideia de que a política educacional poderia reservar espaço estratégico, no nível do ensino superior, por meio das Faculdades de Direito, para capacitar os que pretendessem trabalhar para no serviço público e busca verificar se tal pretensão poderia materializar-se no contexto contemporâneo, tendo por foco a análise das normas que regem o ensino superior hodiernamente. Para tanto, desdobra-se em três distintos momentos: inicialmente se busca resgatar, no universo normativo do império, onde e como se manifestaram estas ideias chave. A seguir, busca demonstrar as configurações básicas normativas que atualmente norteiam o ensino superior brasileiro, pretendendo demonstrar que a realidade jurídica contemporânea comporta, com peculiares variações, a materialização daquelas pretensões. Por derradeiro conclui com uma breve reflexão sobre a necessidade atual de um curso específico de graduação para qualificação dos agentes públicos em geral, trazendo algumas das características que a respectiva proposta pedagógica poderia assumir. pt_BR
dc.description.abstract This paper aims to the rescue of a pretension that was the Illuminist imaginary empire, namely the idea that educational policy could book strategic space in higher education through the Faculties of Law, for enable those who wishing to work in public service and verifies whether such intention could materialize in the contemporary context, with the focus on the analysis of the rules governing higher education in our times. Therefore, unfolds in three distinct stages: first, seeks to rescue in the imperial law, where and how they expressed these key ideas. The following seeks to demonstrate the basic settings regulations that currently govern the Brazilian higher education, intending to demonstrate that contemporary legal reality holds with peculiar variations, the materialization of those aspirations. For ultimate concludes with a brief reflection on the current need for a specific course of graduation for public officials in general, bringing some of the features that their pedagogical could assume. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher FUNJAB pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino superior pt_BR
dc.subject Serviço público pt_BR
dc.subject Justiça social pt_BR
dc.subject Higher education pt_BR
dc.subject Public service pt_BR
dc.subject Social justice pt_BR
dc.title Da vocação original das faculdades de direito do império para o século XXI: algumas perspectivas para a criação de um curso superior de serviço público no Brasil pt_BR
dc.title.alternative From the original vocation of the law schools of the empire for the XXI century: some prospects for the creation of a degree in public service in Brazil pt_BR
dc.type bookPart pt_BR


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