Abstract:
Partimos do pressuposto que a universidade pública é um bem do povo e deve
servir aos interesses da sociedade, sobretudo aos interesses daqueles cuja vida é
ameaçada mediante as condições desiguais sob as quais a sociedade capitalista se
funda. Entendemos que a extensão universitária é uma atividade da universidade e
deve, como ensino e pesquisa, ser reconhecida como produtora de conhecimentos e
não por trabalhos assistenciais, como se caracteriza, na realidade concreta, a
extensão universitária analisada nesta dissertação. Com base nisso, o trabalho que
se segue discorre sobre a relação de dependência das associações populares,
ligadas ao movimento da economia popular solidária à extensão da Universidade
Federal do Rio Grande – FURG, especificamente aquela realizada pelo Núcleo de
Desenvolvimento Social e Econômico – NUDESE-FURG, da região de Rio GrandeRS.
O objetivo do trabalho foi conhecer a relação entre o núcleo e as associações,
problematizando-a com base em alguns princípios da Educação Ambiental Crítica
(diálogo, totalidade, relação teoria/prática e participação social). O referencial que
sustenta o trabalho articula autores da sociologia do trabalho, economia da
educação, ecologia política, geografia crítica, todos, de alguma forma, ligados ao
materialismo histórico como perspectiva de análise. O trabalho se caracteriza como
um estudo de caso, onde os principais recursos perpassaram pela análise de
documentos e, fundamentalmente, as entrevistas gravadas e transcritas na íntegra,
pelas quais nosso estudo se baseia. A análise do material foi feita a partir dos
pressupostos da análise crítica do discurso, a qual busca entrelaçar os
pronunciamentos dos sujeitos com a totalidade social na qual o discurso está
inscrito, possibilitando o alcance do significado concreto. O estudo demonstra que a
extensão universitária desenvolvida pelo NUDESE-FURG tem características
assistencialistas, cuja consequência prática é a realização de atividades para os
trabalhadores associados (principalmente elaboração e gestão de projetos),
impedindo que as associações desenvolvam suas ações sem depender do núcleo.
Além disso, ao assumir recursos financeiros oriundos de projetos (via editais), as
associações apenas transferem para o Estado a condição de dependência do
intermediário, o que não extingue o problema, mas reafirma-o. Por isso, entendemos
que a Educação Ambiental Crítica oferece, por meio dos princípios que utilizamos,
um instrumento crítico importante ao estudo de processos e políticas que buscam a
emancipação dos sujeitos. Isso porque, também, ao reconhecer a crise
socioambiental que vivemos, fruto do modo de produção capitalista, dos conflitos
existentes na sociedade (portanto dos diferentes interesses, concepções e valores
em disputa), pela apropriação da riqueza produzida, podem-se possibilitar
conhecimentos úteis dos trabalhadores das associações. Para que isso aconteça,
defendemos o encontro da extensão universitária do NUDESE-FURG com a
Educação Ambiental Crítica, caso a emancipação, de fato, esteja no horizonte das
práticas deste núcleo, já que pelo estudo, nesta pesquisa, predomina dependência
de tais grupos do NUDESE-FURG.
We assume that the public university is a people’s good and, so, it must serve the
interests of the society, especially the interests of those whose life is threatened by
the unequal conditions under which the capitalist society is grounded. We understand
that the university is an extension activity of the university and must be recognized as
a producer of knowledge and not for charity work, how is being characterized, in
reality, the university extension analyzed in this thesis. Based on this, the work that
follows discusses the relations of dependence of the popular associations, linked to
the popular solidarity economy movement and to the extension courses of the
Universidade Federal de Rio Grande (FURG), specifically the one performed by the
Nucleo de Desenvolvimento Social e Economico (NUDESE-FURG) (or Center for
Social and Economic Development), responsible for the region of Rio Grande city
(Rio Grande do Sul state). The objective of this study is to know the relationship
between the said Center and the associations, problematizing this relationship based
on some principles of the Critical Environmental Education (dialog, totality, the
relation practice/theory and the social participation). The theoretical framework that
underpins this paper takes into consideration authors related to the Labor Sociology,
Economics, Education, Political Ecology, Critical Geography, all of which have the
historical materialism as their analytical perspective. This work is characterized as a
case study, where the main resources include the analysis of documents and,
mainly, taped and transcribed verbatim interviews, by which our study is based. The
analysis of the material was made from the assumptions of critical discourse
analysis, which seeks to intertwine the pronouncements of the subjects with the
social totality in which the discourse is inscribed, enabling the achievement of a
concrete meaning. This thesis demonstrates that the university extension courses,
developed by the NUDESE-FURG, have some charity work features, whose practical
consequence is the realization of activities for the associated workers (mainly
regarding the design and project management), which prevent the associations in
developing their actions (doings) without relying on the Center. Furthermore, by
taking funds derived from social projects, these associations are only transferring to
the State the condition of dependence of the intermediary, which does not extinguish
the problem itself; on the contrary, it reaffirms it. That is why we believe that the
Critical Environmental Education offers, using the principles we adopt, a critical and
important tool to the study of processes and policies that seek the emancipation of
the subjects. This is so because, when recognizing the social environmental crisis
which we face today by appropriation of the wealth produced – due to the capitalist
mode of production, to the existing conflicts in the society (therefore including the
different interests involved, the concepts and values in dispute) –, one can enable
useful knowledge from the workers’ associations. For that to happen, we argue in
favor of a meeting involving the university Center for extension courses (NUDESEFURG)
and the Critical Environmental Education, in case the emancipation is, in fact,
in the sight of the practices of this Center itself, since the study in this thesis have the
predominance of such groups in the NUDESE-FURG.