Show simple item record

dc.contributor.advisor Pereira, Vilmar Alves
dc.contributor.advisor Machado, Carlos Roberto da Silva
dc.contributor.author Gonçalves, Leonardo Dorneles
dc.date.accessioned 2016-06-06T22:06:40Z
dc.date.available 2016-06-06T22:06:40Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation GONÇALVES, Leonardo Dorneles. Extensão universitária e associativismo popular: um estudo a partir da educação ambiental crítica. 2013. 157 f. Dissertação ( Programa de Pós Graduação em Educação Ambiental) - Instituto de Educação,Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6163
dc.description.abstract Partimos do pressuposto que a universidade pública é um bem do povo e deve servir aos interesses da sociedade, sobretudo aos interesses daqueles cuja vida é ameaçada mediante as condições desiguais sob as quais a sociedade capitalista se funda. Entendemos que a extensão universitária é uma atividade da universidade e deve, como ensino e pesquisa, ser reconhecida como produtora de conhecimentos e não por trabalhos assistenciais, como se caracteriza, na realidade concreta, a extensão universitária analisada nesta dissertação. Com base nisso, o trabalho que se segue discorre sobre a relação de dependência das associações populares, ligadas ao movimento da economia popular solidária à extensão da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, especificamente aquela realizada pelo Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico – NUDESE-FURG, da região de Rio GrandeRS. O objetivo do trabalho foi conhecer a relação entre o núcleo e as associações, problematizando-a com base em alguns princípios da Educação Ambiental Crítica (diálogo, totalidade, relação teoria/prática e participação social). O referencial que sustenta o trabalho articula autores da sociologia do trabalho, economia da educação, ecologia política, geografia crítica, todos, de alguma forma, ligados ao materialismo histórico como perspectiva de análise. O trabalho se caracteriza como um estudo de caso, onde os principais recursos perpassaram pela análise de documentos e, fundamentalmente, as entrevistas gravadas e transcritas na íntegra, pelas quais nosso estudo se baseia. A análise do material foi feita a partir dos pressupostos da análise crítica do discurso, a qual busca entrelaçar os pronunciamentos dos sujeitos com a totalidade social na qual o discurso está inscrito, possibilitando o alcance do significado concreto. O estudo demonstra que a extensão universitária desenvolvida pelo NUDESE-FURG tem características assistencialistas, cuja consequência prática é a realização de atividades para os trabalhadores associados (principalmente elaboração e gestão de projetos), impedindo que as associações desenvolvam suas ações sem depender do núcleo. Além disso, ao assumir recursos financeiros oriundos de projetos (via editais), as associações apenas transferem para o Estado a condição de dependência do intermediário, o que não extingue o problema, mas reafirma-o. Por isso, entendemos que a Educação Ambiental Crítica oferece, por meio dos princípios que utilizamos, um instrumento crítico importante ao estudo de processos e políticas que buscam a emancipação dos sujeitos. Isso porque, também, ao reconhecer a crise socioambiental que vivemos, fruto do modo de produção capitalista, dos conflitos existentes na sociedade (portanto dos diferentes interesses, concepções e valores em disputa), pela apropriação da riqueza produzida, podem-se possibilitar conhecimentos úteis dos trabalhadores das associações. Para que isso aconteça, defendemos o encontro da extensão universitária do NUDESE-FURG com a Educação Ambiental Crítica, caso a emancipação, de fato, esteja no horizonte das práticas deste núcleo, já que pelo estudo, nesta pesquisa, predomina dependência de tais grupos do NUDESE-FURG. pt_BR
dc.description.abstract We assume that the public university is a people’s good and, so, it must serve the interests of the society, especially the interests of those whose life is threatened by the unequal conditions under which the capitalist society is grounded. We understand that the university is an extension activity of the university and must be recognized as a producer of knowledge and not for charity work, how is being characterized, in reality, the university extension analyzed in this thesis. Based on this, the work that follows discusses the relations of dependence of the popular associations, linked to the popular solidarity economy movement and to the extension courses of the Universidade Federal de Rio Grande (FURG), specifically the one performed by the Nucleo de Desenvolvimento Social e Economico (NUDESE-FURG) (or Center for Social and Economic Development), responsible for the region of Rio Grande city (Rio Grande do Sul state). The objective of this study is to know the relationship between the said Center and the associations, problematizing this relationship based on some principles of the Critical Environmental Education (dialog, totality, the relation practice/theory and the social participation). The theoretical framework that underpins this paper takes into consideration authors related to the Labor Sociology, Economics, Education, Political Ecology, Critical Geography, all of which have the historical materialism as their analytical perspective. This work is characterized as a case study, where the main resources include the analysis of documents and, mainly, taped and transcribed verbatim interviews, by which our study is based. The analysis of the material was made from the assumptions of critical discourse analysis, which seeks to intertwine the pronouncements of the subjects with the social totality in which the discourse is inscribed, enabling the achievement of a concrete meaning. This thesis demonstrates that the university extension courses, developed by the NUDESE-FURG, have some charity work features, whose practical consequence is the realization of activities for the associated workers (mainly regarding the design and project management), which prevent the associations in developing their actions (doings) without relying on the Center. Furthermore, by taking funds derived from social projects, these associations are only transferring to the State the condition of dependence of the intermediary, which does not extinguish the problem itself; on the contrary, it reaffirms it. That is why we believe that the Critical Environmental Education offers, using the principles we adopt, a critical and important tool to the study of processes and policies that seek the emancipation of the subjects. This is so because, when recognizing the social environmental crisis which we face today by appropriation of the wealth produced – due to the capitalist mode of production, to the existing conflicts in the society (therefore including the different interests involved, the concepts and values in dispute) –, one can enable useful knowledge from the workers’ associations. For that to happen, we argue in favor of a meeting involving the university Center for extension courses (NUDESEFURG) and the Critical Environmental Education, in case the emancipation is, in fact, in the sight of the practices of this Center itself, since the study in this thesis have the predominance of such groups in the NUDESE-FURG. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Extensão universitária pt_BR
dc.subject Nudese-Furg pt_BR
dc.subject Associativismo popular pt_BR
dc.subject Educação ambiental crítica pt_BR
dc.subject University extension pt_BR
dc.subject Popular associations pt_BR
dc.subject Critical Environmental education pt_BR
dc.title Extensão universitária e associativismo popular : um estudo a partir da educação ambiental crítica pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
  • Show simple item record