dc.contributor.advisor |
Gomes, Vanise dos Santos |
|
dc.contributor.author |
Fioravante, Ana Paula Gonçalves |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-10T17:41:18Z |
|
dc.date.available |
2016-06-10T17:41:18Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
FIORAVANTE, Ana Paula Gonçalves. Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da furg. 2014. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6176 |
|
dc.description.abstract |
A presente dissertação de mestrado vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em
Educação – PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, estando situada
na linha de pesquisa Culturas, linguagens e utopias. O estudo tem como objetivo
contribuir para pensar a respeito do lugar que as práticas de escrita reflexiva ocupam no
curso de Pedagogia da FURG, propondo-se a investigar quais as possíveis contribuições
da escrita reflexiva na constituição de professoras em formação. Em sua realização, a
pesquisa contou com a participação de seis egressas do já referido curso, as quais
disponibilizaram seus registros reflexivos construídos ao longo da disciplina de Estágio
dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental acerca das práticas educativas desenvolvidas
junto da turma de estágio. A partir de uma abordagem qualitativa, a análise dos dados
seguiu a orientação da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi, a qual
consiste na impregnação do material coletado, unitarização, construção de categorias
analíticas e por fim a construção de metatextos. As problematizações feitas ao longo da
dissertação, encaminharam para pensar que a escrita reflexiva pensada a partir de
Marques contribui na constituição das professoras em formação, oferecendo ferramentas
para pensar e qualificar a própria prática. Tais ferramentas dizem respeito à
possibilidade que as professoras em formação encontram de ampliar a compreensão do
vivido como sugerido por Ostetto e de se apropriar de seu fazer por meio da reflexão
escrita com a contribuição de Waschauer; ao caráter descritivo presente no registro
reflexivo, o qual auxilia na qualificação, na avaliação e no planejamento da prática
docente, por meio de elementos possibilitados pela descrição de atividades; por fim a
escrita reflexiva contribui com a autoria da própria prática e com a construção de um
repertório de experiências proposto por Contreras, ambos possibilitados pelo registro
dos sentimentos e das percepções das estagiárias em relação ao estágio. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation is linked to the Graduate Program in Education - PPGEDU the Federal
University of Rio Grande - FURG , being situated in the research cultures, languages
and utopias line. The study aims to contribute to thinking about the place that practices
occupy in reflective writing pedagogy course FURG proposing to investigate what the
possible contributions of reflective writing in the constitution of the student teachers . In
its implementation , the research involved the participation of six recent grads to the
above course , which publish their reflective records built up over the course of the
Internship Years of primary school about educational practices developed along class
internship . From a qualitative approach , data analysis followed the guidance of Textual
Discourse Analysis (DTA ) and Galiazzi de Moraes , which involves the impregnation
of the material collected , unitarization , construction of analytical categories and finally
the construction of metatexts . The problematizations made throughout the dissertation ,
forwarded to think that reflective writing thought from Marques contributes to the
constitution of the student teachers by providing tools for thinking and qualify the
practice itself . Such tools relate to the possibility that the student teachers are to
broaden the understanding of the lived as suggested by Ostetto and take ownership of
your doing by writing with the contribution of Waschauer reflection; present the
descriptive reflective record, which assists in the qualification , assessment and planning
of teaching practice through information enabled by the description of activities and
finally reflective writing helps with the authorship of their own practice and building a
repertoire of experiences proposed by Contreras , both enabled for recording the
feelings and perceptions of trainees in relation to the stage . |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Escrita reflexiva |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de estágio |
pt_BR |
dc.subject |
Professoras em formação |
pt_BR |
dc.subject |
Reflective writing |
pt_BR |
dc.subject |
Practical internship |
pt_BR |
dc.subject |
Student teachers |
pt_BR |
dc.title |
Escrita reflexiva na formação inicial de professores: vivências no curso de pedagogia da furg |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |