dc.contributor.advisor |
Caetano, Marcio Rodrigo Vale |
|
dc.contributor.author |
Penalvo, Claudia |
|
dc.date.accessioned |
2016-06-10T19:11:59Z |
|
dc.date.available |
2016-06-10T19:11:59Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
PENALVO, Claudia. Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escola. 2015. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6177 |
|
dc.description.abstract |
O objetivo dessa dissertação de mestrado em Educação é questionar, analisar e compreender alguns
dos modos como a política pública de formação continuada em gênero e sexualidade para
professoras/es das redes públicas abordam o tema da homofobia. A homofobia, em linhas gerais,
relaciona-se a atitudes de violência (física, psicológica) e atitudes de interdição, controle e
vigilância de comportamentos sexuais não-heterocentrados e/ou não representados pelos padrões
identitários de gênero. Assim, o presente estudo, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa
do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS, desenvolvido em três escolas Públicas Municipais de
Ensino Fundamental dos municípios de Rio Grande e São José do Norte-RS, busca, sobretudo,
perceber como esse tema se desdobra nos currículos, aqueles experimentados nos cotidianos das
escolas dos sujeitos dessa investigação. Para tanto, seguimos como referencial teórico as
contribuições de autoras/es que propõem problematizar a educação a partir de uma corrente de
pensamento crítico e da Filosofia da Diferença. Como caminho metodológico, realizamos rodas de
conversa nas escolas, análise de documentos e inserção no cotidiano de uma escola. As narrativas
interessantes para a pesquisa denotam que no espaço escolar a homofobia ainda é um tema sensível
e está engendrada com outras problemáticas, como racismo e classismo, e muitas vezes não é
percebida; as formações continuadas necessitam estar diretamente ligadas ao cotidiano escolar,
contribuindo para uma (re)significação dos fazeres pedagógicos. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The goal of this Master's in Education dissertation is to question, analyze and comprehend some of
the ways in which the public policies of continuing education in gender and sexuality for teachers of
the public system address the issue of homophobia. Homophobia, in general, relates to attitudes of
violence (physical, psychological) and attitudes that act as interdiction, control and vigilance of
sexual behavior that is non-heterocentered and/or not represented by the standard gender identities.
Therefore, the present study financed by the Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio
Grande do Sul – FAPERGS, developed in three public municipal schools of basic education in the
municipalities of Rio Grande and São José do Norte, in Rio Grande do Sul, aims to realize specially
how this issue unfolds in the syllabus, those experienced daily, of the schools subject to this
investigation. For this purpose, we followed as theoretical framework the contributions of authors
that aim to problematize education from a critical current of thought and from the Philosophy of
Difference. As a methodological way, we conducted conversation circles in the schools, analysis of
documents and insertion in the daily life of a school. The narratives that are interesting to the
research denote that in the school space homophobia is still a sensitive matter and is engendered
with other issues such as racism and classism, and a lot of times is not perceived; continuing
education needs to be directly linked to the school routine contributing for a (re-)signification of the
pedagogical makings. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas públicas |
pt_BR |
dc.subject |
Homofobia |
pt_BR |
dc.subject |
Continuing education |
pt_BR |
dc.subject |
Public policies |
pt_BR |
dc.subject |
Homophobia |
pt_BR |
dc.title |
Cartografias da formação continuada de professoras/es: homofobia e escola |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |