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dc.contributor.advisor Dias, Cleuza Maria Sobral
dc.contributor.advisor Zasso, Silvana Maria Bellé
dc.contributor.author Barreto, Sabrina das Neves
dc.date.accessioned 2016-11-14T13:43:55Z
dc.date.available 2016-11-14T13:43:55Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation BARRETO, Sabrina das Neves. Aprender a ser educador da Educação de Jovens e Adultos nos ambientes onde transitam: o olhar de uma educadora ambiental. 2013. 143 f. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande/RS. 2013 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6690
dc.description.abstract As trajetórias de formação de quatro educadoras da EJA constituem o campo de estudo desta Tese, que tem como propósito compreender o que contam as educadoras de jovens e adultos sobre os ambientes que as constituem. Entrelaçando trajetórias, organizo este estudo em percursos, que narram histórias de vida, incluindo minha trajetória profissional e as trajetórias das professoras, propondo um diálogo com os teóricos que fundamentam a Educação de Jovens e Adultos, e a Educação Ambiental. Como opção metodológica para o desenvolvimento desta pesquisa de cunho qualitativo, busco orientações na abordagem (auto)biográfica, que encaminhou o processo de produção de informações, a partir das narrativas, assim como também orientou a análise textual das narrativas expressas pelas quatro educadoras, possibilitando conhecer os percursos realizados por cada uma, interpretando os sentidos dados aos seus ambientes de formação. A análise das narrativas mostra que a formação e as práticas educativas, assim como as especificidades da EJA foram evidenciadas pelas educadoras, revelando a realidade e o movimento desta modalidade de ensino na história da educação brasileira. Elas mostraram que a docência na EJA ainda é vivida sem a formação acadêmica específica e que esta vai sendo construída na prática profissional, especialmente, na relação com os alunos no espaço da sala de aula. Embora não deixem de indicar a importância da participação nos seminários, cursos, congressos, bem como, da contribuição das leituras individuais e das trocas de experiências com os colegas como constitutivos dos ambientes formativos; denunciam de forma contundente a escassez de políticas públicas permanentes para a formação dos educadores da EJA. pt_BR
dc.description.abstract This dissertation aims at studying the educational trajectories of four educators of a special teaching learning program of Education for Youngsters and Adults. Thus, the objective is to understand what those educators have to say about the environments that constitute them. By twining trajectories, I have organized this study in pathways that narrate life stories including my own professional career and the career of those educators in order to propose a dialog with the theoretical authors who underlie the Education for Youngsters and Adults as well as the Environmental Education. As the methodological option for the development of this research is of a qualitative nature, I searched for orientations in the (auto)biographical approach. Such approach has guided the process of data collection from the narratives and also it has oriented the textual analysis of these narratives which were expressed by the four educators, enabling the possibility of knowing the pathways performed by each one of them and interpreting the meanings given to their educational environments. The analysis of the narratives depicts that the educational background and the educational practice as well as the specificities of the Education for Youngsters and Adults were evidenced by the educators revealing the reality and the movement of this modality in the history of teaching in the Brazilian educational system. These have shown that the teaching in this special program of Education for Youngsters and Adults is still being done without the specific academic education which is being built along with the professional practice particularly related to the students within the classroom environment. Although the educators do indicate the importance of participating in seminars, courses, congresses as well as the importance of the individual readings and the sharing of experiences with their peers, as relevant aspects constitutive of creating environments; they also peach in a very scathing way about the lack of permanent public policies for the educational formation of educators who are willing to work with and for the Education for Youngsters and Adults. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação de Jovens e Adultos pt_BR
dc.subject Narrativas pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Education for Youngsters and Adults pt_BR
dc.subject Narratives pt_BR
dc.subject Teacher formation/ education pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.title Aprender a ser educador da Educação de Jovens e Adultos nos ambientes onde transitam: o olhar de uma educadora ambiental pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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