Abstract:
O modelo de competências é um aspecto central na reforma
educacional (Lei de Diretrizes e Bases da Educação/1996), e seu principal
objetivo foi estreitar a relação entre a escola e o processo de acumulação
capitalista. Este artigo objetiva analisar os Referenciais Curriculares da
Educação Profissional de nível técnico para a área de meio ambiente,
enfatizando a discussão do perfil do técnico ambiental formado através
de propostas curriculares orientadas por este documento. Concluímos que,
a partir da visão de mundo informada pelas concepções de
desenvolvimento sustentável, meio ambiente e educação ambiental
formuladas pelo MEC, é impossível formar técnicos em meio ambiente
críticos, comprometidos com a superação da degradação socioambiental
brasileira.
The competences model is a central aspect in the educational reform of
1996. The main goal consist in to approximate the school, the education
and the capitalist accumulation process. This essay is focused in the analysis
of the curriculum references for professional education (technical level) in
the environmental area, with emphasis on the discussion about the profile
of Environmental Technician graduated through those curriculum
references. We conclude that is impossible to graduate a critical
Environmental Technician, committed with the overcoming of the social
and environmental degradation in Brazil.