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dc.contributor.author Loureiro, Carlos Frederico Bernardo
dc.contributor.author Albuquerque, Eliana Cristina Paula Tenório
dc.contributor.author Barreto, Betânia Maria Vilas Bôas
dc.date.accessioned 2016-11-24T02:48:58Z
dc.date.available 2016-11-24T02:48:58Z
dc.date.issued 2004
dc.identifier.citation LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; ALBUQUERQUE, Eliana Cristina Paula Tenório; BARRETO, Betânia Maria Vilas Bôas. Sustentabilidade, exclusão e transformação social: Contribuições à reflexão crítica da Educação Ambiental e da Comunicação no Brasil.Ambiente & Educação, v. 9, n.1, p. 123-138, 2004. Disponível em:< https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/915>. Acesso em: 23 nov. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6764
dc.description.abstract No presente artigo, são retomados os diferentes significados que definem a categoria sustentabilidade, problematizando-a diante do quadro de desigualdade e exclusão social existente no Brasil, e seus efeitos sobre a possibilidade de reorganização das relações sociais no planeta. Em seguida, são estabelecidas considerações críticas acerca das práticas dominantes em Educação Ambiental e suas interfaces com a Comunicação, evidenciando seus limites quando se entende a educação e a comunicação como meios para a atividade autônoma dos sujeitos e como práticas sociais indissociáveis do processo de transformação societária. Concomitantemente à análise feita, são apontados elementos teóricos que favorecem a compreensão do que é uma Educação Ambiental que considere as especificidades culturais, que dialogue com as classes populares e que contribua para a reversão do quadro de expropriação material e coisificação da natureza. pt_BR
dc.description.abstract In this article, the different meanings that define the category sustainability are resumed, questioning it before the scenery of disparity and social exclusion that exists in Brazil and its effects on the possibility of rearrangenment of the social relations in the planet. Afterwards, analytical appreciations are made concerning the dominant actions in the Environmental Education and its interfaces with Communication, revealing its limits when education and communication are taken as ways of autonomous activity of the individuals and as social actions inseparable from the process of society transformation. Concurrently to this analysis, theoretical elements are pointed out to help understanding what is an Environmental Education that takes under consideration cultural peculiarities, that dialogues with lower class social groups and that contributes to revert the scenery of material expropriation and the way nature is objectified. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Sustentabilidade pt_BR
dc.subject Exclusão Social pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Comunicação Ambiental pt_BR
dc.subject Transformação Societária pt_BR
dc.subject Sustainability pt_BR
dc.subject Social Exclusion pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Environmental Communication pt_BR
dc.subject Society Transformation pt_BR
dc.title Sustentabilidade, exclusão e transformação social: Contribuições à reflexão crítica da Educação Ambiental e da Comunicação no Brasil pt_BR
dc.type article pt_BR


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