Complexidade e dialética: por uma busca de novos elementos na tradição crítica diante dos desafios da educação ambiental

Loureiro, Carlos Frederico Bernardo; Viégas, Aline

Abstract:

 
No presente artigo, trazemos algumas reflexões críticas iniciais e possibilidades de diálogo entre duas importantes tradições filosóficas que constituem o arcabouço teórico da Educação Ambiental no Brasil: a dialética marxista e a complexidade moriniana, em suas afinidades e distanciamentos. O objetivo, com isso, não é fazer comparações ou estabelecer graus distintos de importância a estas, mas evidenciar a potencialidade e a pertinência de ambas para a construção do campo educativo ambiental, respeitando-se suas contribuições e limitações historicamente configuradas.
 
This paper presents some initial critical reflections and possibilities of dialogue between two important philosophical traditions which constitute the theoretical frame of Environmental Education in Brazil: Marx’s dialectics and Morin’s complexity, regarding their similarities and differences. It aims at evidencing both their potentiality and relevance in the construction of an educational environmental field, rather than comparing or defining different levels of importance. Thus, their historical contributions and limitations have been respected
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos