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dc.contributor.author Oleques, Luciane Carvalho
dc.contributor.author Nascimento, Jane Adéa Ferreira
dc.contributor.author Martello, Alcemar Rodrigues
dc.date.accessioned 2016-11-28T18:14:23Z
dc.date.available 2016-11-28T18:14:23Z
dc.date.issued 2009
dc.identifier.citation OLEQUES, Luciane Carvalho; NASCIMENTO, Jane Adéa Ferreira; MARTELLO, Alcemar Rodrigues. Representações sociais dos Kaingang da terra indígena Carreteiro, RS, Brasil. Ambiente & Educação, Rio Grande, v.14, n.1, p.171-180, 2009. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/1143 > Acesso em: 28 nov. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6810
dc.description.abstract O presente estudo tem por objetivo uma investigação etnoecológica utilizando as representações sociais dos Kaingang da Terra Indígena Carreteiro no município de Água Santa – RS. Esta atividade foi realizada com 35 alunos das séries iniciais com idades entre seis e doze anos. Foi proposto aos alunos que expressassem suas representações sobre o meio ambiente através de desenhos. As gravuras analisadas foram divididas em quatro categorias: moradia (28 desenhos); utilitarista (10 desenhos); cidade (dois desenhos) e natureza (sete desenhos). Constatou-se que as categorias mais freqüentes nas representações foram: modo de vida (moradia), natureza e recurso (utilitarista) retratando a realidade do cotidiano dos alunos da aldeia. Esta análise serve como subsídio para futuros trabalhos levando a mudanças nas representações individuais e coletivas, em busca de um aperfeiçoamento entre estratégia pedagógica e propostas de atividades ambientais na reserva indígena. pt_BR
dc.description.abstract This study aims at reporting an ethnoecological inquiry which uses the Kaingangs’ social representations regarding the Carreteiro Indigenous Reserve in Água Santa, RS. This activity was carried out with 35 students in the first grades in Elementary School, from six to twelve years of age. The students expressed their social representations regarding the environment in drawings. The drawings were analyzed and categorized: housing (28 drawings), utilitarian (10 drawings), city (two drawings), and nature (seven drawings). Their way of life (housing), nature and resources (utilitarian) were the most common categories since they show the reality of students’ everyday life. This analysis may be used as data for future studies and trigger changes in individual and collective representations so that there can be some improvement in the pedagogical strategy and proposals for environmental activities in the indigenous reserve. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Concepções pt_BR
dc.subject Etnoecologia pt_BR
dc.subject Percepção ambiental pt_BR
dc.subject Conceptions pt_BR
dc.subject Ethnoecology pt_BR
dc.subject Environmental perception pt_BR
dc.title Representações sociais dos Kaingang da terra indígena Carreteiro, RS, Brasil pt_BR
dc.title.alternative Social Representations of the Kaingang tribe regarding the Carreteiro Indigenous Reserve in RS, Brazil pt_BR
dc.type article pt_BR


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