As "áreas de silêncio" das questões ambientais em livros didáticos de diferentes disciplinas

Marpica, Natália Salan; Logarezzi, Amadeu José Montagnini

Abstract:

 
As políticas educacionais definem que a educação ambiental não deve ser uma disciplina escolar, mas incorporada por todas as que já existem e, diante desse contexto, o livro didático pode atuar como um promotor da transversalidade da temática na educação escolar. Pretendendo verificar quais são suas principais lacunas como um instrumento de apoio à educação ambiental escolar, este trabalho investiga livros didáticos das diferentes disciplinas curriculares para compreender como o conjunto multidisciplinar de livros de uma mesma série aborda as questões ambientais. A análise é realizada buscando verificar se as questões estão presentes nos conteúdos dos livros e também quais elementos, entre os que compõem a questão ambiental em sua complexidade, estão colocados e quais se configuram como áreas de silêncio. Os resultados indicam que a questão ambiental está presente nos livros didáticos e que as áreas de silêncio concentram-se sobretudo na dimensão da participação política frente à realidade.
 
Educational policies have defined that Environmental Education should be incorporated into all existing disciplines, rather than being an isolated subject. In this regard, a textbook can act as a promoter of the transversality of this theme inacademic education. This paper aims at finding out the main gaps in textbooks – supporting tools in an educational environment – by investigating the ones used in different school subjects; thus, the approach adopted to environmental issues by a certain series of multidisciplinary books can be understood. The objective of the analysis is to verify whether these issues have been included in the contents of the textbooks and, if so, which elements of the environmental area are explicit and which ones configure silence areas. Results show that the environmental issues can be found in textbooks and that silence areas concentrate mainly in the dimension regarding political participation in face of reality.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos