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dc.contributor.author Marpica, Natália Salan
dc.contributor.author Logarezzi, Amadeu José Montagnini
dc.date.accessioned 2016-12-02T01:51:32Z
dc.date.available 2016-12-02T01:51:32Z
dc.date.issued 2008
dc.identifier.citation MARPICA, Natália Salan; LOGAREZZI, Amadeu José Montagnini. As "áreas de silêncio" das questões ambientais em livros didáticos de diferentes disciplinas. Ambiente & Educação, v. 13, n.1, p. 35-52, 2008. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/973>. Acesso em: 25 nov. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6850
dc.description.abstract As políticas educacionais definem que a educação ambiental não deve ser uma disciplina escolar, mas incorporada por todas as que já existem e, diante desse contexto, o livro didático pode atuar como um promotor da transversalidade da temática na educação escolar. Pretendendo verificar quais são suas principais lacunas como um instrumento de apoio à educação ambiental escolar, este trabalho investiga livros didáticos das diferentes disciplinas curriculares para compreender como o conjunto multidisciplinar de livros de uma mesma série aborda as questões ambientais. A análise é realizada buscando verificar se as questões estão presentes nos conteúdos dos livros e também quais elementos, entre os que compõem a questão ambiental em sua complexidade, estão colocados e quais se configuram como áreas de silêncio. Os resultados indicam que a questão ambiental está presente nos livros didáticos e que as áreas de silêncio concentram-se sobretudo na dimensão da participação política frente à realidade. pt_BR
dc.description.abstract Educational policies have defined that Environmental Education should be incorporated into all existing disciplines, rather than being an isolated subject. In this regard, a textbook can act as a promoter of the transversality of this theme inacademic education. This paper aims at finding out the main gaps in textbooks – supporting tools in an educational environment – by investigating the ones used in different school subjects; thus, the approach adopted to environmental issues by a certain series of multidisciplinary books can be understood. The objective of the analysis is to verify whether these issues have been included in the contents of the textbooks and, if so, which elements of the environmental area are explicit and which ones configure silence areas. Results show that the environmental issues can be found in textbooks and that silence areas concentrate mainly in the dimension regarding political participation in face of reality. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Livros didáticos pt_BR
dc.subject Transversalidade pt_BR
dc.subject Áreas de silêncio pt_BR
dc.subject Textbooks pt_BR
dc.subject Transversality pt_BR
dc.subject Silence areas pt_BR
dc.title As "áreas de silêncio" das questões ambientais em livros didáticos de diferentes disciplinas pt_BR
dc.title.alternative The “Silent Areas” of Environmental Issues in Different Textbooks pt_BR
dc.type article pt_BR


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