dc.contributor.author |
Marpica, Natália Salan |
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dc.contributor.author |
Logarezzi, Amadeu José Montagnini |
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dc.date.accessioned |
2016-12-02T01:51:32Z |
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dc.date.available |
2016-12-02T01:51:32Z |
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dc.date.issued |
2008 |
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dc.identifier.citation |
MARPICA, Natália Salan; LOGAREZZI, Amadeu José Montagnini. As "áreas de silêncio" das questões ambientais em livros didáticos de diferentes disciplinas. Ambiente & Educação, v. 13, n.1, p. 35-52, 2008. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/973>. Acesso em: 25 nov. 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2238-5533 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/6850 |
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dc.description.abstract |
As políticas educacionais definem que a educação ambiental não deve ser uma
disciplina escolar, mas incorporada por todas as que já existem e, diante desse
contexto, o livro didático pode atuar como um promotor da transversalidade da
temática na educação escolar. Pretendendo verificar quais são suas principais
lacunas como um instrumento de apoio à educação ambiental escolar, este trabalho
investiga livros didáticos das diferentes disciplinas curriculares para compreender
como o conjunto multidisciplinar de livros de uma mesma série aborda as questões
ambientais. A análise é realizada buscando verificar se as questões estão presentes
nos conteúdos dos livros e também quais elementos, entre os que compõem a
questão ambiental em sua complexidade, estão colocados e quais se configuram
como áreas de silêncio. Os resultados indicam que a questão ambiental está
presente nos livros didáticos e que as áreas de silêncio concentram-se sobretudo na
dimensão da participação política frente à realidade. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Educational policies have defined that Environmental Education should be
incorporated into all existing disciplines, rather than being an isolated subject. In
this regard, a textbook can act as a promoter of the transversality of this theme inacademic education. This paper aims at finding out the main gaps in textbooks –
supporting tools in an educational environment – by investigating the ones used in
different school subjects; thus, the approach adopted to environmental issues by a
certain series of multidisciplinary books can be understood. The objective of the
analysis is to verify whether these issues have been included in the contents of the
textbooks and, if so, which elements of the environmental area are explicit and
which ones configure silence areas. Results show that the environmental issues can
be found in textbooks and that silence areas concentrate mainly in the dimension
regarding political participation in face of reality. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
EDGRAF |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Livros didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Transversalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Áreas de silêncio |
pt_BR |
dc.subject |
Textbooks |
pt_BR |
dc.subject |
Transversality |
pt_BR |
dc.subject |
Silence areas |
pt_BR |
dc.title |
As "áreas de silêncio" das questões ambientais em livros didáticos de diferentes disciplinas |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The “Silent Areas” of Environmental Issues in Different Textbooks |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |