Percepção ambiental dos professores dos cursos técnicos do IF-SC Campus Florianópolis - Continente

Slonski, Gladis Teresinha

Abstract:

 
Uma estratégia para a realização da educação ambiental é a identificação da percepção ambiental da comunidade envolvida. Compreender como os professores percebem o ambiente em que vivem, suas fontes de satisfação e insatisfação é importante para a realização de um trabalho pensado a partir da realidade do públicoalvo. Nesse contexto, a presente pesquisa tem como propósito diagnosticar a percepção ambiental dos professores do IF-SC Campus Florianópolis – Continente através de um questionário. Com tal análise, será possível planejar ações e estratégias de educação ambiental que contribuam para que o professor formador de trabalhadores possa agir com responsabilidade sócio-ambiental no desenvolvimento de suas atividades profissionais e na prática cidadã. Os resultados demonstram que os professores possuem uma visão predominantemente naturalista.
 
A strategy for carrying out Environmental Education is the identification of a community’s environmental perception. Understanding how teachers perceive the environment in which they live in, together with their sources of satisfaction and dissatisfaction is important in order to carry out any study that takes into account the reality of the target audience. In this context, this research aims to diagnose the environmental perception of teachers at the IF-SC, Florianópolis-Continente Campus, through the use of a questionnaire. With this analysis, actions and strategies may be planned in Environmental Education to help teachers of future workers act with environmental responsibility in the development of their professional activities and their citizenship. Results show that teachers have a predominantly naturalistic view.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos