Abstract:
Uma estratégia para a realização da educação ambiental é a identificação da
percepção ambiental da comunidade envolvida. Compreender como os professores
percebem o ambiente em que vivem, suas fontes de satisfação e insatisfação é
importante para a realização de um trabalho pensado a partir da realidade do públicoalvo.
Nesse contexto, a presente pesquisa tem como propósito diagnosticar a
percepção ambiental dos professores do IF-SC Campus Florianópolis – Continente
através de um questionário. Com tal análise, será possível planejar ações e estratégias
de educação ambiental que contribuam para que o professor formador de
trabalhadores possa agir com responsabilidade sócio-ambiental no desenvolvimento
de suas atividades profissionais e na prática cidadã. Os resultados demonstram que os
professores possuem uma visão predominantemente naturalista.
A strategy for carrying out Environmental Education is the identification of a
community’s environmental perception. Understanding how teachers perceive the
environment in which they live in, together with their sources of satisfaction and
dissatisfaction is important in order to carry out any study that takes into account the
reality of the target audience. In this context, this research aims to diagnose the
environmental perception of teachers at the IF-SC, Florianópolis-Continente Campus,
through the use of a questionnaire. With this analysis, actions and strategies may be
planned in Environmental Education to help teachers of future workers act with
environmental responsibility in the development of their professional activities and
their citizenship. Results show that teachers have a predominantly naturalistic view.