Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso?

Gasparotto, Juliana Schwingel

Abstract:

 
Neste texto, busco interrogar o processo de enunciação que engendra as formas pelas quais as questões ambientais são capturadas pela mídia e postas em ação nos anúncios publicitários e no marketing ecológico, articulando-se e produzindo determinado tipo de sujeito: o sujeito/consumidor ecológico. Além disso, procuro discutir como essas produções interpelam os discursos ambientais, produzindo determinados modos de pensar a Educação Ambiental. Considero o presente estudo uma possibilidade de, talvez, contribuir com outras formas de olhar e pensar as intencionalidades e os propósitos de certas práticas educacionais denominadas “ambientais”.
 
In this paper, I have aimed at examining the enunciation process that engenders the ways in which environmental issues are understood by the media and how they are shown in advertisements and in ecological marketing; thus, creating a certain subject, i. e., an ecological consumer. Besides, I have discussed how these productions are addressed in environmental discourses and how certain ways of thinking about Environmental Education are developed. I believe that this study enables new ways to look at and think about the intentionality and purposes of given educational practices, the so-called “environmental” ones.
 

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