Show simple item record

dc.contributor.author Gasparotto, Juliana Schwingel
dc.date.accessioned 2017-01-24T02:58:45Z
dc.date.available 2017-01-24T02:58:45Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation GASPAROTTO, Juliana Schwingel. Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso? Ambiente & Educação, Rio Grande, v.15, n.2, p. 267-284, 2010. Disponível em: <https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view/1532>. Acesso em: 11 Dez. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7035
dc.description.abstract Neste texto, busco interrogar o processo de enunciação que engendra as formas pelas quais as questões ambientais são capturadas pela mídia e postas em ação nos anúncios publicitários e no marketing ecológico, articulando-se e produzindo determinado tipo de sujeito: o sujeito/consumidor ecológico. Além disso, procuro discutir como essas produções interpelam os discursos ambientais, produzindo determinados modos de pensar a Educação Ambiental. Considero o presente estudo uma possibilidade de, talvez, contribuir com outras formas de olhar e pensar as intencionalidades e os propósitos de certas práticas educacionais denominadas “ambientais”. pt_BR
dc.description.abstract In this paper, I have aimed at examining the enunciation process that engenders the ways in which environmental issues are understood by the media and how they are shown in advertisements and in ecological marketing; thus, creating a certain subject, i. e., an ecological consumer. Besides, I have discussed how these productions are addressed in environmental discourses and how certain ways of thinking about Environmental Education are developed. I believe that this study enables new ways to look at and think about the intentionality and purposes of given educational practices, the so-called “environmental” ones. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ambiente pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Publicidade e marketing ecológico pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Ecological publicity and marketing pt_BR
dc.title Publicidade e marketing ecológico – a construção do sujeito/consumidor ecológico: o que a educação tem a ver com isso? pt_BR
dc.title.alternative Ecological/Cultural Publicity And Marketing – The Construction Of The Ecological Subject/Consumer: What Does Education Have To Do With It? pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record