Políticas públicas e Educação Ambiental na contemporaneidade: uma análise crítica sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA)

Rodrigues, Jéssica Nascimento; Guimarães, Mauro

Abstract:

 
O Neoliberalismo, de nova “face”, e a Terceira Via, ou a Nova Social Democracia, são reconfigurações do modo de produção capitalista, considerado, assim, e por conta de outras reconfigurações em momentos de crise, como imutável. Para tanto, a nova pedagogia da hegemonia é o mecanismo pedagógico a esse favor e se alia a uma visão conservadora de Educação Ambiental no atual momento de crise sócioambiental. Este artigo, portanto, oferece uma análise sucinta desse “episódio” e, numa concepção transformadora de Educação Ambiental, uma colaboração crítica acerca da Política Nacional de Educação Ambiental.
 
Neoliberalism, in new “disguise”, and the Third Way, or the New Social Democracy, are new formats for the capitalist mode of production. Due to this format and some other new ones which have shown up in the crisis, they are considered immutable. The new pedagogy of hegemony is the pedagogical mechanism that favors a conservative view on Environmental Education in the present socio-environmental crisis. This paper aims at briefly analyzing this “episode” and providing a critical view on the National Policies in Environmental Education, in a transformative concept of Environmental Education.
 

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