Show simple item record

dc.contributor.author Rodrigues, Jéssica Nascimento
dc.contributor.author Guimarães, Mauro
dc.date.accessioned 2017-07-17T17:54:12Z
dc.date.available 2017-07-17T17:54:12Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation Rodrigues, Jéssica Nascimento; Guimarães, Mauro. Políticas públicas e Educação Ambiental na contemporaneidade: uma análise crítica sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 15, n. 2, p. 13-30, 2010. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view / 1009 >. Acesso em: 06. dez. 2016. pt_BR
dc.identifier.issn 2238-5533
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/7262
dc.description.abstract O Neoliberalismo, de nova “face”, e a Terceira Via, ou a Nova Social Democracia, são reconfigurações do modo de produção capitalista, considerado, assim, e por conta de outras reconfigurações em momentos de crise, como imutável. Para tanto, a nova pedagogia da hegemonia é o mecanismo pedagógico a esse favor e se alia a uma visão conservadora de Educação Ambiental no atual momento de crise sócioambiental. Este artigo, portanto, oferece uma análise sucinta desse “episódio” e, numa concepção transformadora de Educação Ambiental, uma colaboração crítica acerca da Política Nacional de Educação Ambiental. pt_BR
dc.description.abstract Neoliberalism, in new “disguise”, and the Third Way, or the New Social Democracy, are new formats for the capitalist mode of production. Due to this format and some other new ones which have shown up in the crisis, they are considered immutable. The new pedagogy of hegemony is the pedagogical mechanism that favors a conservative view on Environmental Education in the present socio-environmental crisis. This paper aims at briefly analyzing this “episode” and providing a critical view on the National Policies in Environmental Education, in a transformative concept of Environmental Education. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher EDGRAF pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental Crítica pt_BR
dc.subject Neoliberalismo pt_BR
dc.subject Terceira Via pt_BR
dc.subject Nova pedagogia da hegemonia pt_BR
dc.subject Políticas Públicas Educacionais pt_BR
dc.subject Critical Environmental Education pt_BR
dc.subject Neoliberalism pt_BR
dc.subject The third way pt_BR
dc.subject New pedagogy of hegemony pt_BR
dc.subject Public policies in education pt_BR
dc.title Políticas públicas e Educação Ambiental na contemporaneidade: uma análise crítica sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) pt_BR
dc.title.alternative Public Policies And Envinronmental Education In Contemporary Times: A Critical Analysis Of The National Policies In Envinronmental Education pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record