dc.contributor.author |
Rodrigues, Jéssica Nascimento |
|
dc.contributor.author |
Guimarães, Mauro |
|
dc.date.accessioned |
2017-07-17T17:54:12Z |
|
dc.date.available |
2017-07-17T17:54:12Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
Rodrigues, Jéssica Nascimento; Guimarães, Mauro. Políticas públicas e Educação Ambiental na contemporaneidade: uma análise crítica sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA). Ambiente & Educação, Rio Grande, v. 15, n. 2, p. 13-30, 2010. Disponível em: < https://www.seer.furg.br/ambeduc/article/view / 1009 >. Acesso em: 06. dez. 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.issn |
2238-5533 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/7262 |
|
dc.description.abstract |
O Neoliberalismo, de nova “face”, e a Terceira Via, ou a Nova Social Democracia,
são reconfigurações do modo de produção capitalista, considerado, assim, e por conta
de outras reconfigurações em momentos de crise, como imutável. Para tanto, a nova
pedagogia da hegemonia é o mecanismo pedagógico a esse favor e se alia a uma
visão conservadora de Educação Ambiental no atual momento de crise sócioambiental.
Este artigo, portanto, oferece uma análise sucinta desse “episódio” e,
numa concepção transformadora de Educação Ambiental, uma colaboração crítica
acerca da Política Nacional de Educação Ambiental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neoliberalism, in new “disguise”, and the Third Way, or the New Social
Democracy, are new formats for the capitalist mode of production. Due to this
format and some other new ones which have shown up in the crisis, they are
considered immutable. The new pedagogy of hegemony is the pedagogical
mechanism that favors a conservative view on Environmental Education in the
present socio-environmental crisis. This paper aims at briefly analyzing this
“episode” and providing a critical view on the National Policies in Environmental
Education, in a transformative concept of Environmental Education. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
EDGRAF |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental Crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Neoliberalismo |
pt_BR |
dc.subject |
Terceira Via |
pt_BR |
dc.subject |
Nova pedagogia da hegemonia |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas Públicas Educacionais |
pt_BR |
dc.subject |
Critical Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Neoliberalism |
pt_BR |
dc.subject |
The third way |
pt_BR |
dc.subject |
New pedagogy of hegemony |
pt_BR |
dc.subject |
Public policies in education |
pt_BR |
dc.title |
Políticas públicas e Educação Ambiental na contemporaneidade: uma análise crítica sobre a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Public Policies And Envinronmental Education In Contemporary Times: A Critical Analysis Of The National Policies In Envinronmental Education |
pt_BR |
dc.type |
article |
pt_BR |