Abstract:
O trabalho trata da gestão ambiental nas escolas a partir de experiências de educação
ambiental. Analisar em que medida a implantação de um sistema simplificado de
gestão ou um projeto de educação ambiental pode contribuir ao desenvolvimento
organizacional e educacional é, na contemporaneidade, tarefa de suma importância
diante da permanente necessidade de a escola contribuir na formação de cidadãos
com atitudes conscientes e críticas. Nessa perspectiva, toma-se como eixo a
experiência docente dos autores e a discussão teórico-reflexiva acerca das diferentes
contradições e debates que permeiam o meio educacional quando a temática é a
educação ambiental e sua inserção no contexto escolar. A temática em questão
insere-se no âmbito da gestão ambiental, bem como se apresenta à luz da
contemporaneidade de maneira holística, entre todas as áreas do saber, sendo passível
de apreciação pelo público em geral, quer acredite ou se contraponha a uma
excelência da prática ambiental no espaço escolar.
This study deals with environmental management in schools, based on experiences
in Environmental Education. To analyze how the implementation of a simplified
management system or a project in Environmental Education can contribute to the
organizational and educational development is a fundamental task since the school
needs to contribute to develop citizens who have conscious and critical attitudes these days. From this perspective, the authors’ teaching experience and the
theoretical and reflexive discussion of different contradictions and debates that
permeate the educational environment have been applied to the theme of
Environmental Education and its insertion into the school context. This subject is
part of the scope of environmental management besides being shown in the light of
modern society in a holistic way in all areas of knowledge. The general public
may, then, assess it, either believing in it or disagreeing with environmental
practices in school.