Abstract:
Esta pesquisa desenvolve uma análise do processo de implantação e
descontinuidade da Agenda 21 de Pelotas, entre os anos de 2003 e 2006, sob a
perspectiva da Educação Ambiental Ecomunitarista e das políticas públicas. Para tal,
foram coletados e interpretados dados referentes ao processo, avaliando a
funcionalidade das políticas públicas, da metodologia do projeto, das ações da
Educação Ambiental, assim como a responsabilidade e o interesse dos partícipes,
desde a elaboração do projeto até as últimas consequências que levaram a sua não
efetivação. Problematiza as concepções de políticas públicas através de
embasamentos teóricos, procurando aferir a ausência de um efetivo processo de
governança que seria possível na medida em que contemplasse elementos de
EAEcomunitarista. Compara as responsabilidades e ações dos dois governos
municipais, durante o processo de implantação e descontinuidade da Agenda local.
A pesquisa está ancorada nos referenciais teóricos da Agenda 21 Nacional, na
concepção de educação problematizadora, dialógica e libertadora de Freire
(1978,1996), na definição de Educação Ambiental proposta pelo Programa Nacional
de Educação Ambiental – PNEA (Lei 9795/99), na percepção de políticas sob
múltiplos olhares e nos fundamentos da EA Ecomunitarista sugerida por Velasco
(2003,2008). A pesquisa desenvolve-se através de uma abordagem qualitativa,
exploratória de estudo de caso, utilizando-se de instrumentos como questionários,
relatos, documentos e aporte teórico. O estudo apresenta fatos e consequências,
realizando uma análise crítica, mostrando falhas e apontando possíveis caminhos e
viáveis soluções embasadas na prática ecomunitarista.
This research develops an analysis of the implantation process and the lack of
continuity of Agenda 21 in Pelotas, among the years of 2003 and 2006, under the
perspective of the Ecomunitarista Environmental Education and of the public politics.
For this intent, referring data to the process were collected and interpreted,
evaluating the functionality of the public politics, of the methodology of the project, of
the actions of the Environmental Education, as well as the responsibility and the
interest of the participants in the process, from the elaboration of the project to the
last consequences that led to its hiatus. It problematizes the conceptions of public
politics through theoretical knowledge, trying to verify the absence of an effective
governing process that would be possible as long as it contemplated elements of
Ecomunitarista Environmental Education. It compares the responsibilities and
actions, of the two municipal governments, during the execution process and lack of
continuity of the Agenda local. The research is anchored in the theoretical referential
of National Agenda 21, in the conception of dialógic and liberator problematic
education of Freire (1978,1996), in the definition of Environmental Education
proposed by the National Program of Environmental Education - PNEA (Law
9795/99), in the perception of politics under multiples views and in the principles of
the Ecomunitarista Environmental Education suggested by Velasco (2003,2008). e
research grows through a qualitative exploratory approach of case of study, with
instruments as questionnaires, reports, documents and theoretical contribution being
used. The study presents facts and consequences, accomplishing a critical analysis,
showing flaws, pointing possible ways and viable solutions based on Ecomunitarista
practice.
Esta tesis desarrolla un análisis del proceso de implantación y discontinuidad de la
Agenda 21 de Pelotas, entre los años 2003 y 2006, desde la perspectiva de la
Educación Ambiental Ecomunitarista y de las políticas públicas. Para la
investigación, datos sobre el proceso fueron recogidos e interpretados, evaluando la
funcionalidad de las políticas públicas, de la metodología del proyecto, de las
acciones de la Educación Ambiental, bien como la responsabilidad y el interés de los
participantes, desde la elaboración del proyecto hasta sus últimas consecuencias
que ocasionó su no efectuación. A través de una base teórica, son analizadas las
concepciones de políticas públicas, pretendiendo evaluar la ausencia de un eficaz
proceso de gobernanza que sería posible desde que incluyera informaciones de
Educación ambiental Ecomunitarista. Hace una comparación de las
responsabilidades y acciones de los dos gobiernos municipales, durante el
proceso de implantación y discontinuidad de la Agenda Local. La investigación se
basa en los referenciales teóricos de la Agenda 21 Nacional, en la concepción de
educación según Freire (1978,1996), en la definición de Educación Ambiental
propuesta por el programa Nacional de Educación Ambiental - PNEA (Ley 9795/99),
en la percepción de políticas a través de la multiplicidad de perspectivas y en los
fundamentos de la Educación Ambiental Ecomunitarista propuesta por Velasco
(2003,2008). La investigación se desarrolla a través de un enfoque cualitativo,
exploratorio de estudio de caso, sirviéndose de cuestionarios, informes, documentos
y datos teóricos. El estudio presenta los hechos y consecuencias, haciendo un
análisis crítico, demostrando las fallas y apuntando posibles caminos y viables
soluciones basadas en la práctica ecomunitarista.