dc.contributor.advisor |
Silva, João Alberto da |
|
dc.contributor.author |
Blank, Cintia Kath |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-09T17:23:08Z |
|
dc.date.available |
2020-02-09T17:23:08Z |
|
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.identifier.citation |
BLANK, Cintia Kath. Pesquisa e letramento informacional no contexto escolar.. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8256 |
|
dc.description.abstract |
Refletir acerca do potencial do trabalho de pesquisa no espaço escolar através da concepção de Letramento Informacional foi o viés norteador desta dissertação. Assim, este trabalho se propôs a compreender pontualmente a atividade da pesquisa escolar a partir do olhar do professor, por considerar esta uma atividade de suma importância para a construção do conhecimento do estudante desde os primeiros anos escolares. Ao contrário de uma pesquisa de cunho experimental, com manipulação de materiais e métodos próprios de laboratórios científicos, a pesquisa que esta dissertação enfoca é aquela desenvolvida em contextos de sala de aula, de cunho teórico e conceitual, em que o professor objetiva orientar o processo investigativo em si como possibilidade de construção de conhecimentos. Para o desenvolvimento deste estudo participaram sete docentes dos anos iniciais de duas escolas de ensino fundamental da rede municipal da cidade do Rio Grande - RS, integrantes do Programa Observatório Nacional da Educação - CAPES. Em relação à abordagem metodológica norteadora, foram utilizados: a Investigação-ação escolar; a utilização de técnicas de Grupo focal; Planejamento cooperativo e a observação nas escolas como forma e coleta de dados foram adotadas a fim de darem subsídio para a efetivação do estudo, os quais foram posteriormente analisados com auxílio do aporte teórico-metodológico da Análise de Conteúdo. Os dados analisados apontam para dois tipos de pesquisa desenvolvidos nas escolas: a pesquisa para a formação dos professores e a pesquisa como atividade de dinamização das aulas. Todavia, em ambas as abordagens, verificou-se que basicamente são praticadas buscas e não propriamente pesquisas, já que o foco na prática está na localização de informações e não na construção de conhecimentos. Nas pesquisas desenvolvidas pelos professores, a atenção está na aplicabilidade das informações coletadas em suas turmas e, para isso, recorrem a colegas de profissão e blogs de outros professores. Já as pesquisas desenvolvidas pelos estudantes possuem como foco temáticas ligadas ao cotidiano, envolvendo conteúdos disciplinares de ciência e estudos sociais principalmente. O compartilhamento de informações e a divulgação de dados das pesquisas aparecem frequentemente praticados por docentes e discentes e a principal dificuldade citada é a problemática da cultura escolar com o trabalho de pesquisa. Assim, a pesquisa escolar, na perspectiva do letramento informacional, mostrou que, embora as intenções sejam condizentes com uma visão construtivista, na prática, principalmente no tocante as pesquisas realizadas pelos estudantes, este fato não se concretiza. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Reflect on the potential of research assignment at school's environment by designing informational literacy was the guiding bias for this dissertation. Thus, this study aimed to promptly understand scholarly research activity from the teacher's view, considering this an extremely important activity for building the knowledge of the students from the earliest school years. Unlikely, the experimental nature of research, manipulating own materials and methods of scientifics laboratories, the focus on this dissertation is the one developed in classroom. Contexts, theoretical and conceptual nature, in which the teacher aims guide the investigative process itself as the possibility of building knowledge. To develop this study, seven teachers from early years of two elementary schools in the municipal educational system of the city of Rio Grande- RS participated, members of the National Education Monitoring Project- CAPES. Regarding the guiding methodological approach were used: School Research-Action; the use of focus class techniques; Cooperative planning and observation ins schools as a form and data collection were adopted in order to give subsidy to the achievement of the study, which were after analyzed using the theoretical and methodological support of content analysis. The analyzed data point to two types of research developed in schools: A search for teacher's education and the research as a form to dynamized classes activities. However, in the searching of both approaches are basically practiced, not strictly research, since the focus on practicing in the informational location and not on the knowledge building. In researches developed by teachers, the attention is in the applicability in their collected information groups and, therefore, resort to professional colleagues and blogs of other teachers. Already, developed researches by the students have a theme focus linked to daily life, involving disciplinary sciences and social studies content mostly. Sharing information and data dissemination of research are often practiced by teachers and students, and the mainly difficulty mentioned is the issue of school culture with research attempt. Thus, the scholarly research from the perspective of informational literacy, showed that although the intentions are consistent with a constructivist view, in practice, mainly regarding the research conducted by students, this fact do not achieve. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Pesquisa escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento informacional |
pt_BR |
dc.subject |
Professor pesquisador |
pt_BR |
dc.title |
Pesquisa e letramento informacional no contexto escolar |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Research ans information literacy in the school context |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |