dc.contributor.advisor |
Nogueira, Gabriela Medeiros |
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dc.contributor.author |
Loguercio, Taiana Duarte |
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dc.date.accessioned |
2020-02-10T20:14:52Z |
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dc.date.available |
2020-02-10T20:14:52Z |
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dc.date.issued |
2015 |
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dc.identifier.citation |
LOGUERCIO, Taiana Duarte. Avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização: as perspectivas das professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal de ensino do Rio Grande/RS. 2015. 106 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8259 |
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dc.description.abstract |
Esta dissertação tem como objetivo compreender quais as concepções de avaliação das professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal do Rio Grande/RS, a partir da progressão continuada no ciclo da alfabetização. Para tanto, realizei uma investigação de abordagem qualitativa, através de pesquisa documental e estudo de caso. Foram considerados e problematizados diversos documentos federais disponibilizados pelo Ministério da Educação, especialmente os que instituem e orientam a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, o ingresso obrigatório das crianças aos seis anos de idade no 1º ano e a não reprovação no ciclo da alfabetização, bem como as políticas de formação continuada aos professores alfabetizadores. O estudo de caso foi realizado com seis professoras alfabetizadoras, através de entrevistas individuais. Os autores que nortearam a análise dos dados foram: Esteban (2010, 2013), Hadji (2001), Hoffmann (2012a, 2012b), Leal (2012), Catani e Gallego (2009) em relação à avaliação, e Freitas (2013), Knoblauch (2004) e Sousa e Barreto (2013), quanto às formas de organização de ensino em diferentes redes. A partir da análise das entrevistas, identifiquei que as professoras alfabetizadoras concebem a avaliação da aprendizagem dos alunos como processual, diária e contínua. Contudo, quando referem-se às situações práticas, revelam que nem sempre a avaliação é realizada dessa forma, pois a ênfase é dada ao resultado apresentado no final de um período, indo na direção contrária das indicadas nas políticas públicas de progressão continuada. Outro aspecto a destacar nos resultados da pesquisa é que a avaliação é considerada eficaz ao final do terceiro ano, quando as crianças devem estar alfabetizadas, demonstrando, desta forma, que a maioria das professoras entende que a política de progressão continuada não leva em consideração a avaliação que realizam com os educandos, pois mesmo os alunos não estando alfabetizados, terão sua progressão ao final do 1º e 2º ano letivo do Ensino Fundamental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This Masters thesis aims at comprehending the conceptions of evaluation expressed by literacy teachers who work in a public city school in Rio Grande, RS, Brazil, regarding the continued progression regimen in the literacy cycle. Therefore, I carried out a qualitative investigation with the use of document analysis and a case study. Several federal documents, issued by the Ministry of Education, were analyzed and problematized. They comprised the guidelines which recommend the enlargement of Elementary School to nine years, the mandatory acceptance of 6-year-old children in the first grade, the mandatory approval of children in the literacy cycle and the policies on in-service education for literacy teachers. The case study was carried out with six teachers in individual interviews.The authors that supported the data analysis regarding evaluationwere Esteban (2010, 2013), Hadji (2001), Hoffmann (2012a, 2012b), Leal (2012) and Catani and Gallego (2009), whereas Freitas (2013), Knoblauch (2004) and Sousa and Barreto (2013) provided the ground for teaching organization in different networks. Based on the analysis of the interview, I identified that the literacy teachers see the evaluation of their students learning as a daily and continuous process. However, concerning practical situations, they reveal that evaluation is not always conducted this way since emphasis is given to the result at the end of a period, a fact that somehow contradicts public policies on the continued progression regimen. Another result that should be pointed out is that evaluation is considered effective at the end of the third grade, when children should have learned how to read and write. It shows that most teachers see that policies on the continued progression regimen do not take into account the evaluation they carry out with their students because, even if the students have not learned how to read and write, they will be approved at the end of the first and second grades in Elementary School. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação |
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dc.subject |
Progressão continuada |
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dc.subject |
Ciclo de alfabetização |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Continued progression regimen |
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dc.subject |
Literacy cycle |
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dc.title |
Avaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização: as perspectivas das professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal de ensino do Rio Grande/RS |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluating learning in the literacy process: literacy teacher's perpectives in a city school in Rio Grande, RS, Brazil |
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dc.type |
masterThesis |
pt_BR |