Abstract:
A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e teve como objetivo principal compreender como as licenciandas que participaram do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID realizado na Universidade Federal do Rio Grande-FURG no subprojeto de Pedagogia constituem-se docentes através da inserção na escola. O estudo inseriu-se no campo da pesquisa qualitativa utilizando na produção dos dados os instrumentos de análise documental e entrevistas semi estruturadas com seis participantes do PIBID Pedagogia. Para a compreensão da constituição docente das Pibidianas refletimos acerca da formação de professores no âmbito das políticas públicas a partir dos anos de 1990 e das diretrizes nacionais para as licenciaturas e para o curso de pedagogia. Nos documentos do PIBID produzidos pelo MEC encontramos uma política educacional voltada às determinações dos organismos mundiais com vista à melhoria na educação e elevação dos índices da qualidade do ensino. No Projeto Institucional do PIBID na FURG vemos uma ressignificação do programa pela Instituição caracterizando-o através de suas concepções de formação de professores. Concluímos que, na constituição docente das Pibidianas, a inserção no ambiente escolar e as rodas de formação contribuíram para a formação de professoras reflexivas e críticas acerca da prática e da profissão docente.
This Masters thesis belongs to the research line Educational Spaces and Times that has been developed at the Post-graduate Program in Education at the Universidad Federal do Rio Grande (FURG), located in Rio Grande, RS, Brazil. It aimed at comprehending how Pedagogy seniors who participated in the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), a program that distributes scholarships to student-teachers, became teachers when they began to teach in schools. In this study, which is inserted into the field of qualitative research, data were collected by document analysis and semi-structured interviews made with six participants of the Pedagogy PIBID. To comprehend their development, we have reflected upon teacher education regarding public policies that have been reinforced since the 1990s and the national regulations related to college teaching degrees and to the Pedagogy course. The analysis of the PIBID documents issued by the Brazilian Ministry of Education and Culture showed that our educational policy agrees with recommendations of international organisms towards improvement in education and increase in rates of teaching quality. PIBID, as an institutional project at FURG, has got a new meaning since it has been characterized by concepts of teacher education. Therefore, we concluded that working in schools and taking part in education circles has contributed to develop reflexive and critical teachers in terms of their teaching practice.