Histórias de vida no contexto da educação popular: narrativas, projetos de vida e (auto) formação

Neves, Júlia Guimarães

Abstract:

 
A dissertação intitulada Histórias de vida no contexto da Educação Popular: narrativas, projetos de vida e (auto)formação foi desenvolvida no âmbito do curso pré-universitário popular Maxximus, vinculado ao Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior - PAIETS, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O local de construção dos dados da pesquisa foi a disciplina denominada Construção dos Projetos de Vida, componente curricular do curso pré-universitário popular Maxximus. O corpus empírico da pesquisa é composto pelas narrativas autobiográficas construídas no espaço da disciplina. A pesquisa partiu da seguinte pergunta: Como a construção biográfica de si contribui para que os educandos vinculados ao curso pré-universitário popular Maxximus (PAIETS/FURG) construam seus projetos de vida? Neste sentido, o objetivo geral do trabalho buscou compreender a projeção da vida no processo (auto)formativo dos estudantes do pré-universitário popular Maxximus, construída no espaço da disciplina Construção dos Projetos de Vida. O método e a epistemologia da pesquisa baseiam-se nas contribuições teóricas do chamado Método (auto)biográfico. A metodologia foi construída a partir do encontro entre os Ateliês Biográficos de Projeto, utilizado na produção dos dados, e a Análise Textual Discursiva, empregada para a interpretação do corpus empírico da pesquisa. Como achados da pesquisa, chegamos a duas categorias finais, compostas, cada uma, por três categorias intermediárias. Na interlocução entre as categorias finais e a pergunta que orientou a pesquisa, identificamos os seguintes itens como contribuições da construção biográfica de si: a) o reconhecimento da produção de conhecimentos sobre si e sobre o outro; b) a existência de elementos formativos mobilizados em direção aos projetos de vida; c) o fortalecimento das capacidades relacionais entre o grupo, com reflexos para além do projeto de si; d) alguns movimentos e mudanças produzidas no/pelo processo de (auto)formação, que foi vivenciado como um processo de transformação e de condução do sujeito por si mesmo.
 
The dissertation entitled Life stories in the context of Popular Education: narratives, life projects and (self)training has been developed under the Maxximus popular pre-university course, linked to Assistance Program to Join in Technical and Higher Education - APJTHE, from Federal University of Rio Grande - FURG. The place where the research data was collected was in the discipline called Construction of Life Projects, which was a curricular component of the Maxximus popular pre-university course. The corpus of empirical research is composed by autobiographical narratives constructed during the discipline. The research started from the question: How the biographical construction of the self contributes for the students linked to the Maxximus popular pre-university course (APJTHE/FURG) build their life projects? In this sense, the general objective of this work was to comprehend the projection of life in the (self)training process of students from Maxximus popular pre-university course, built in the Construction of Life Projects discipline. The method and epistemology of research are based on the theoretical contributions of the called (auto)biographical method. The methodology was built from the meeting between the Project Biographical Workshops, used in the data compilation, and Discursive Textual Analysis, used for the interpretation of the corpus of empirical research. As research findings, it was reached two final categories, each one composed by three intermediate categories. In the dialogue between the final categories and the question that guided the research, we have identified the following items that contributes for self-biographical construction: a) the recognition of the knowledge production to themselves and to the others; b) the existence of formative elements mobilized towards life projects; c) the strengthening of relational skills among the group, with repercussions beyond the project itself; d) some moves and changes produced in/by the process of (self)training, which was experienced as a transformation and guidance process of the individual by itself.
 

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  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)