dc.contributor.advisor |
Tauchen, Gionara |
|
dc.contributor.author |
Alvarenga, Bruna Telmo |
|
dc.date.accessioned |
2020-02-14T23:09:40Z |
|
dc.date.available |
2020-02-14T23:09:40Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
ALVARENGA, Bruna Telmo. Inclusão na universidade: concepções e ações na organização do ensino. 2016. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8289 |
|
dc.description.abstract |
A presente pesquisa tem por finalidade investigar e compreender as percepções e as ações de ensino promovidas pelos docentes que atuam nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, em decorrência dos processos de inclusão. O estudo é de natureza qualitativa, de abordagem avaliativa de enfoque interpretativo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com sete docentes que atuaram nos cursos de licenciaturas, em turmas integradas por estudantes com deficiência cognitiva e/ou sensorial. A análise dos dados produzidos foi realizada através da análise do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005; 2006), na qual emergiram cinco discursos coletivos: inclusão na universidade; programas inclusivos e de acessibilidade; organização do processo de ensino; interação e aprendizagem e formação inicial e continuada. Os docentes percebem que a inclusão é importante no espaço universitário, mas sinalizam a necessidade de uma formação continuada e permanente, construindo proposições em torno do desenvolvimento pessoal e profissional para atuar no processo de inclusão na Educação Superior. Destacam a necessidade de maior divulgação das ações desenvolvidas pelos Programas inclusivos, especialmente NEAI e o PAENE, consolidando ações coletivas com o intuito propor formação aos docentes, estudantes, bolsistas e demais envolvidos com o processo de inclusão na universidade. Concluímos que por se tratar de uma demanda recente na Educação Superior, a inclusão precisa ser construída pelos sujeitos educativos: docentes, estudantes, bolsistas, comunidade acadêmica, entre outros, em um processo de formação e de colaboração permanente. Entendemos que a reorganização do ensino, para atender as demandas da inclusão, necessita de transformações e processos de regeneração pautados pela interação, construção de conhecimentos, formação permanente e reconhecimento do outro. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research aims to investigate and understand the perceptions and educational actions promoted by teachers working in undergraduate courses of the Federal University of Rio Grande - FURG, due to the processes of inclusion. The study is qualitative, evaluative approach interpretive approach, carried out through semi-structured interviews with seven teachers who worked in degree courses in integrated classes for students with cognitive and / or sensory impairment. The analysis of the data produced was performed by analysis of the Collective Subject Discourse - CSD (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005; 2006), which emerged five collective discourses: inclusion in the university; inclusive programs and accessibility; organization of the teaching process; interaction and learning and initial and continuing education. Teachers realize that inclusion is important in the university area, but indicate the need for continued and ongoing formation, building propositions around the personal and professional development to work in the process of inclusion in higher education. It highlights the need for greater disclosure of actions taken by the inclusive programs, particularly NEAI and PAENE, consolidating collective action in order to propose training for teachers, students, scholars and others involved with the process of inclusion in the university. We conclude that because it is a recent demand in higher education, inclusion needs to be built by the educational subjects: teachers, students, scholars, academic community, among others, in a process of training and ongoing collaboration. We know that the reorganization of education to meet the demands of inclusion, demand change and regeneration processes guided by interaction, construction of knowledge, continuing education and recognition of the other. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino superior |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Formação docente |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion |
pt_BR |
dc.subject |
College education |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.title |
Inclusão na universidade: concepções e ações na organização do ensino |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |