Criança e arte: expressão da cultura regional em um ambiente de aprendizagem em arte de uma escola municipal de educação infantil de Rio Grande/RS

Quadros, Lígia Maria Oliveira de

Abstract:

 
Esta dissertação buscou identificar a presença dos aspectos da cultura regional nas situações cotidianas vivenciadas por um grupo de crianças de quatro anos de idade no Ambiente de Aprendizagem em Artes e Ciências Naturais da EMEI Oscar de Moraes, pertencente à rede municipal do Rio Grande (RS). A proposição da investigação partiu da mudança proposta pela Lei Federal nº 12.287/2010, que alterou o segundo parágrafo do artigo 26 da LDB 9394/96. A nova redação estabelece que O ensino de arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos (BRASIL, 2010, p. 1). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo o estudo de caso como importante elemento de compreensão do ambiente pesquisado e a observação e o registro em caderno de campo como as estratégias utilizadas para a produção de dados. A inserção no Ambiente de Aprendizagem em Artes e Ciências Naturais da EMEI Oscar de Moraes permitiu identificar a utilização desse ambiente para registro, através de diferentes modos e linguagens do trabalho realizado com projetos, e também a possibilidade de descobertas e brincadeiras por meio das produções e criações artísticas das crianças. A análise dos dados foi realizada com base nos seguintes autores: Derdyk (1990), Richter (2004), Edwards (1999), Duarte Júnior (1981), Horn (2007), Ostetto (2000), Rinaldi (2012), Cunha (2014), Brougère (1998), Bertoni (2014). Os resultados expressaram que a presença da família na escola pode ser considerada uma das formas de inserção da cultura regional na escola, promovendo a convivência com diferentes pessoas e ampliando, dessa forma, o repertório de vivências e aprendizados das crianças. Os resultados também evidenciaram a presença da utilização das datas comemorativas nas situações cotidianas do Ambiente de Aprendizagem em Arte e Ciências Naturais, levando em consideração, nesse aspecto, a documentação abordada no estudo e os referenciais utilizados; considerei também como uma possibilidade de inserção e apropriação da cultura regional na escola.
 
This thesis aimed to identify the presence of the aspects of regional culture in everyday situations experienced by a group of children with four years old at the Learning Environment Arts and Natural Sciences at the Oscar Moraes Primary School, localized in Rio Grande, RS, Brazil. The proposition of the research came from the change proposed by the Federal Law No. 12.287 / 2010, which amended the second paragraph of article 26 of the LDB 9394/96. The new draft established that "The teaching of art, especially in its regional expressions, constitute compulsory curriculum component at all levels of basic education in order to promote the cultural development of students" (BRAZIL, 2010, p. 1). It is a qualitative research, having the case study as an important element of understanding the environment researched and the observation and recording in a diary as the strategies used for the production of data. The addition of Learning Environment Arts and Natural Sciences at the Oscar Moraes Primary School identified the use of this enviroment to record through different modes and languages of work with projects, and also the possibility of breakthroughs and games through productions and the children's artistic creations. Data analysis were performed from the following authors: Derdyk (1990), Richter (2004), Edwards (1999), Bachelar (1989), Duarte Jr. (1981), Horn (2007), Ostetto (2000), Rinaldi (2012), Cunha (2014), Brougère (1998), Bertoni, (2014). The results affirmed that the presence of the family in the school can be considered as one of the forms of integration of regional culture in school, promoting coexistence with different people and that way expanding the repertory of experiences and learning of children. The results also show the presence of the use of special dates in everyday situations Learning Environment Art and Natural Sciences in this regard, taking into account the documentation discussed in the study and the references used, also considered as a possibility of inclusion and appropriation of regional culture in school.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)