Narrativas entrecruzadas de professoras negras: trajetórias, pactos políticos e prática docente.

Goulart, Treyce Ellen Silva

Abstract:

 
Este trabalho consiste em um relato de pesquisa desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A dissertação apresenta os caminhos investigativos percorridos a partir de narrativas autobiográficas de quatro mulheres negras no município de Rio Grande/RS. A produção dos dados foi inspirada na metodologia de ateliês biográficos de projeto e deu-se por meio de encontros coletivos e individuais na escola em que atuavam três das sujeitas, entre os anos de 2014 e 2015. As narrativas autobiográficas da autora e das docentes, que estiveram reunidas desde 2006 em torno de uma prática docente política e pedagógica em direção à efetivação da Lei Federal 10.639/2003, foram problematizadas a partir de um viés interseccional interpelado pelas perspectivas teórico-políticas dos Estudos Culturais, feministas e decoloniais. As aproximações com as falas das sujeitas possibilitaram a compreensão dos diversos atravessamentos e imbricação entre as questões de raça/racismo, gênero/sexismo e classe/classismo de modo a percebermos estes elementos não enquanto estruturas sólidas, atômicas ou imutáveis, mas como um amálgama que é interpretado/interpelado e interpreta/interpela as sujeitas em seus cotidianos. As estratégias criadas por cada uma e o investimento sobre si na construção de suas narrativas autobiográficas foram peculiares, delineadas/o pelas suas experiências singulares, sublinhando que também não são as mulheres negras, dentro deste microcosmo, uma categoria atômica, uníssona ou uniforme. E, por outro lado, que frente às objetividades culturais e econômicas do racismo, as especificidades do sexismo, que também reiteram suas subalternidades, são diluídas.
 
This is a research report developed under the Postgraduate Studies Program in Education, at Universidade Federal do Rio Grande - FURG. The thesis presents the investigative paths taken from autobiographical narratives of four black women in Rio Grande/RS city. The production data was inspired by the methodology of biographical workshops and were obtained through collective and individual meetings at school where the teachers worked between the years 2014 and 2015. The autobiographical narratives of the author and the teachers, that have been gathered since 2006 around a teaching policy and educational practice towards the realization of Federal Law 10.639/2003, were problematized from a theoretical and political perspectives of Cultural, Feminist and Decolonial Studies and an intersectional bias. The approaches with the subjects narrations provided an understanding of the various crossings and overlaps between the issues of race/racism, gender/sexism and class/classism in order to realize these elements not as solid, atomic or immutable structures, but as an amalgam it is interpreted/challenged and interprets/challenges the subjects in their daily lives. The strategies created by each and the investment on themselves in building their autobiographical narratives were peculiar, delineated by the unique experiences, stressing that also are not black women, within this microcosm, an atomic category, unison or uniform. And, conversely, it suggests that in the face of cultural and economic objectivity of racism, the specifics of sexism, which also reiterate their subalternities, are diluted.
 

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  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)