Qual o lugar dos coordenadores pedagógicos das escolas estaduais no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no Município do Rio Grande/RS

Acosta, Sidiane Barbosa

Abstract:

 
Esta dissertação tem como objetivo compreender o papel dos coordenadores escolaresna política do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC (2012), maisespecificamente, nas escolas pertencentes à rede estadual no município do RioGrande-RS. Para tanto, realizei uma investigação de abordagem qualitativa, através dapesquisa documental e da aplicação de questionários, os quais foram aplicados a 17coordenadoras pedagógicas das escolas estaduais. No estudo, foram consideradosvários documentos do Ministério da Educação, principalmente os que orientam aampliação do Ensino Fundamental para nove anos. Os documentos foram analisadospela proposta teórico-metodológica sugerida por Shiroma, Campos e Garcia (2005). Apartir da análise dos dados foi possível perceber que as coordenadoras pedagógicasmuitas vezes vivem uma crise de identidade, pois não sabem qual seu real papel dentroda escola, pois acabam exercendo várias funções que sentem não serem de ordempedagógica. Outro ponto destacado é a questão das formações continuadas ofertadaspelo PNAIC, as quais elas não são convidadas a participar. Esse fator é bemcomplicado para elas, pois, segundo os dados da pesquisa, muitas não têmconhecimento do material ofertado, não conseguindo dar assistência às professoras emseus planejamentos. Outro aspecto a destacar no resultado da pesquisa é que apolítica do PNAIC não contemplou os coordenadores pedagógicos em sua formaçãocontinuada, uma vez que são peças fundamentais na construção e na orientação doProjeto Político Pedagógico, porque esses profissionais têm um papel formador noespaço da escola, junto aos professores, que estão em sala de aula.
 
The purpose of this dissertation is to understand the role of school coordinators in thepolicy of the National Pact for the Literacyat the Correct Age (Pacto Nacional pelaAlfabetização na Idade Certa - PNAIC (2012)), more specifically in schools belonging tothe state education network in the city of Rio Grande, RS. For this, I conducted aninvestigation of qualitative approach, through documentary research and questionnaires,which were applied to 17 pedagogical coordinators from state network schools. In thestudy, many documents of the Ministry of Education were considered, especially theones that direct the expansion of the Elementary School to nine years. The documentswere analyzed by the theoretical and methodological proposal suggested by Shiroma,Campos e Garcia (2005). By analyzing the data, it was possible to notice that thepedagogical coordinators live an identity crisis many times, because they do not knowtheir real roles inside the school, once they carry out several functions thay they feel arenot of pedagogical order. Another highlighted topic is the continuing education offeredby the PNAIC, to which they are not invited to participate in. This factor is complicatedfor them, because according to the research data, a lot of them do not know about thematerial that is offered and they are not able to give assistance to the teachers with theirplannings. Another aspect to be emphasized in the research result is that the PNAICpolicy did not consider the pedagogical coordinators in its continuing education, oncethey are fundamental in the construction and orientation of the Pedagogical and PoliticalProject, because these professionals have an educator role in the school space, alongwith the teachers that are inside the classroom.
 

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  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)