O cego e/na cidade : ressignificando saberes na interlocução com o outro

Chagas, Priscila Wally Virissimo

Abstract:

 
A dissertação, intitulada "O CEGO E/NA CIDADE: RESSIGNIFICANDO SABERES NA INTERLOCUÇÃO COM O OUTRO", tem como objetivo investigar "Que aprendizagens são tecidas a partir das vivências da pessoa cega na interação inclusiva com a sociedade, tendo a cidade do Rio Grande - RS e suas constantes modificações e reconfigurações, como mediadora?" Foi desenvolvida na linha tempos e espaços educativos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e esteve circunscrita ao Grupo de Pesquisa Educação e Memória, na linha Rede de culturas, estéticas e formação na/da cidade - RECIDADE. Teve como objetivos: ressignificar a memória dos sujeitos de pesquisa através de suas percepções e memórias na/da cidade; Compreender as relações travadas nos mais diversos lugares da cidade, trazendo as perspectivas de aprendizagem da pessoa cega, ligadas a sua memória visual e as novas estéticas experimentadas ao revisitar locais através de sentidos e sentimentos; Analisar que aprendizagens são tecidas entre os sujeitos investigados, grupos sociais contatados e a pesquisadora a partir das intervenções na cidade. Para buscar tais compreensões, a coleta da empiria ocorreu através da Metodologia de Pesquisa Investigação-Ação por seu caráter cíclico, prático, colaborativo e autoavaliativo que fornece subsídios ao professor pesquisador para significar a sua experiência educativa. A pesquisa foi realizada com alunos cegos da Escola de Educação Especial José Alvares de Azevedo, todos adultos com idades entre 34 e 82 anos e com cegueira adquirida. As análises, através da Metodologia Autobiográfica, se deram a partir de inserções em lugares da cidade do Rio Grande - RS significativos à professora investigadora e aos sujeitos cegos. A pesquisa apresenta conceitos pertinentes às aprendizagens, destacando a Cidade como agente educativa, palco e ação de ensino e aprendizagens, bem como ao ressignificar dos cegos enquanto atores do processo através da memória e das relações estéticas presentes no processo. Destaco assim, como principais aprendizagens: a percepção - por parte dos cegos - da Cidade como espaço vivencial, bem como, deles enquanto sujeitos produtores de aprendizagens na coletividade e interlocução com os outros; A valorização da memória dos sujeitos que foi revisitada e, sobretudo, como mobilizadora de aprendizagens e interações, bem como o ressignificar-se da professora pesquisadora e dos cegos enquanto sujeitos ativos, protagonistas e de direitos na/com a cidade. Destaco ainda, o quanto a pesquisa trouxe aos cegos a independência em suas aprendizagens, independente da intervenção da professora pesquisadora, demostrando o quanto a metodologia Investigação-Ação, assume aqui, seu caráter cíclico que possibilita a troca de papéis.
 
The dissertation titled "THE BLIND PERSON AND/IN THE CITY: RESIGNIFYING KNOWLEDGE IN THE INTERLOCUTION WITH THE OTHER" had the following question to be investigated: "Which learnings are created through the experiences of the blind in inclusive interactions with society while the city of Rio Grande/RS-Brazil, together with its constant modifications and reconfigurations, act as a mediator"? This research was developed in the line of educative times and spaces from the Programa de Pós Graduação em Educação of Universidade Federal do Rio Grande - FURG and attached to the Grupo de Pesquisa Educação e Memória, in the subject of Cultural Nets, esthetics and training in/from the city - Recidade. Had as goals: to re-signify the relation of the research subjects through their perceptions and memories in/from the city; to understand the learning perspectives of the blind person, attached to its visual memory and new esthetics experienced while revisiting places through the senses and feelings, and to analyze which learnings are created between the investigated subjects, the social groups contacted, and the researcher through city interventions. To seek such comprehensions, the production of sensitive evidence was based on the Action Inquiry Research Methodology for being cyclic, cooperative and self evaluative, giving the professor researcher ways to signify his educative experience. The research was conducted with blind students from the Escola de Educação Especial José Alvares de Azevedo, all adults the ages of 34 and 82 who acquired blindness between. The analysis, through the Autobiographical Methodology, resulted from inserts in places of the city of Rio Grande/RS-Brazil that are meaningful for the professor researcher and for the blind subjects. The research presents pertinent concepts for training processes, highlighting the City as an educative agent, stage and action of teaching and apprenticeship related to memories and esthetics present in the experimentations. From the main points learned, I highlight: the perception - from the blind subject side - of the City as an experiential space, and of themselves as learning producers in the collective and in interlocution with each other; The appreciation of the memory of the subjects acting as a mobilizer of learning and interactions together with the self re-signification of the professor researcher and of the blind person as active subjects, protagonists and of rights in/with the city. Thus, I emphasize how much in terms of protagonism the research brought to the blind subjects in their learnings, surpassing the goals of the professor researcher, demonstrating how the Action Inquiry methodology assumes here its cyclic property, enabling the change of roles.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)