Abstract:
A presente dissertação busca abordar a questão da formação inicial de professores depedagogia em um estudo comparativo entre Peru e Brasil. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar as normatizações e currículo para a formação docente de ambos os países, procurando identificar aproximações e diferenças em seus princípios, objetivos, currículos, conteúdos, tempo de duração, organização curricular na Universidade Nacional Maior de São Marcos (UNMSM) no Peru e Universidade Federal do Rio Grande (FURG) no Brasil. Este trabalho está amparado nos pressupostos da pesquisa qualitativa, realizada por meio da análise documental. Para a realização do estudo realizou-se a análise de documentos oficiais do Peru e do Brasil que tratam a formação de professores para a etapa inicial de escolarização. Nas duas universidades definidas, foi feito a análises do currículo do curso de graduação que formam estes professores, procurando analisar as disciplinas que compõem os percursos formativos para que possamos compreender quais os pressupostos estão sendo tratados na formação docente. Para análise dos dados fundamentamos o estudo em autores comoMeszaros, Aguerrondo, Brezezinski, Carnoy e Evangelista. Como resultados percebemos que existem diferenças na duração do curso de pedagogia, local para realização da formação de professores, desenvolvimento de estágio, segue orientações dos organismos internacionais, entre outras. Esta dissertação pretende contribuir para traçar um paralelo entre a formação profissional no ensino administrada em Peru e Brasil, como se formam profissionais docentes na universidade, capacitados para lidar com situações de todos os tipos em sala de aula.
The present dissertation tries to approach the question of the initial formation of teachers of pedagogy in a comparative study between Peru and Brazil. Therefore, this paper aims to analyze existing standards and curriculum for teacher education in both countries, seeking to identify similarities and differences in their principles, objectives, curriculum, content, duration, curriculum organization at the National University of San Marcos (UNMSM) in Peru and Federal University of Rio Grande (FURG) in Brazil. This work is supported in the assumptions of qualitative research, accomplished through documentary analysis. For the accomplishment of the study the official documents of Peru and Brazil were analyzed that treat the formation of teachers for the initial stage of schooling. At the two universities, we analyzed the curriculum of the undergraduate course that these teachers form, trying to analyze the disciplines that compose the formative courses so that we can understand what the presuppositions are being treated in the teacher training. To analyze the data we base the study on authors such as Meszaros, Aguerrondo, Brezezinski, Carnoy and Evangelista. As results, we perceive that there are differences in the duration of the pedagogy course, place for teacher training, internship development, follow the guidelines of international organizations, among others. This dissertation intends to contribute to draw a parallel between the professional training in the teaching administered in Peru and Brazil, as they train teachers in the university, able to deal with situations of all kinds in the classroom.