Abstract:
A presente Dissertação de Mestrado em Educação intitulada Olha o meu post! Juventudes em tempos líquidos: um estudo sobre consumo e artefatos culturais das mídias digitais, desenvolvida na linha de pesquisa Linguagens, Culturas e Utopias do PPGEDU da FURG discute a produção das juventudes atravessadas pelos artefatos culturais das mídias digitais. A pesquisa inaugura o conceito de lugares convencionados de comunicação em rede enquanto instituição imaterial de sequestro que atua na produção do sujeito a partir das redes informatizadas, fazendo com que este acione determinadas Tecnologias do Eu no constante atravessamento dos fluxos de consumo presentes na liquidez contemporânea. A investigação buscou responder, ainda que provisoriamente, o seguinte problema de pesquisa: Estando imersos/as em uma cultura do consumo, de que modo um grupo de jovens pesquisados/as são educados/as pelos artefatos culturais das mídias digitais na modernidade líquida? Inscrita nos referenciais teórico-metodológicos do campo dos Estudos Culturais em Educação e operando com a netnografia de inspiração Pós-Crítica, foram selecionados quatro artefatos que funcionaram como disparadores de discussão em um grupo com dezenove jovens, com idades entre quatorze e trinta e seis anos, organizado no aplicativo móvel WhatsApp. Foi desenvolvida também uma análise sobre duas campanhas publicitárias de marcas de refrigerantes que dialogam amplamente com a centralidade das questões que permeiam essa pesquisa. O estudo coloca em tensionamento os territórios e entrelugares no qual acontecem as conexões entre os/as jovens. As proposições que permeiam as análises suscitam que as pedagogias culturais em operação através do consumo digital, da comunicação, da visibilidade e do embelezamento estão imbricadas nas relações do/a jovem consigo e para com a sociedade. Marcadores geracionais parecem esmaecidos frente à vivência das juventudes enquanto imperativo construído pela liquidez do tempo contemporâneo. Nesse sentido, o estudo dialoga com a possibilidade de que as juventudes parecem construir suas identidades no transito de universos culturais efêmeros, os quais educam e produzem sentidos na interlocução com as mídias digitais.
The present Master's dissertation in Education entitled Look my post! Youths in liquid times: a study on the consumption and cultural artifacts from digital media, developed in the research line of Languages, Cultures and Utopias of the Graduate Program in Education of Universidade Federal do Rio Grande, discusses the production of youths traversed by the cultural artifacts from digital media. This research inaugurates the concept of agreed places of network communication as an immaterial sequestration institution that acts in the production of the subject from the computer networks, causing it to trigger certain Technologies of the Self in the constant crossing of consumption flows present in contemporary liquidity. The research sought to answer, albeit provisionally, to the following research question: Immersed in a consumer culture, how is a group of young people being educated by the cultural artifacts from digital media in the liquid modernity? Attached to the theoretical and methodological referentials of the field of Cultural Studies in Education and operating with the netnography of Post-Critical inspiration, we selected four artifacts that functioned as discussion triggers in a group with nineteen youngsters aged between fourteen and thirty-six years, organized in the WhatsApp mobile application. An analysis was also developed on two advertising campaigns for brands of soft drinks that broadly dialogue with the centrality of the issues that permeate this research. The study puts in tension the territories and in-betweens in which the connections among young people take place. The propositions that permeate the analysis suggest that cultural pedagogies in operation through digital consumption, communication, visibility and beautification are embedded in the young person's relationships with itself and with society. Generational markers seem dimmed in the face of youthfulness as an imperative built by the liquidity of contemporary time. In this sense, the study dialogues with the possibility that the youths seem to build their identities in the transit of ephemeral cultural universes, which educate and produce meanings in the interlocution with the digital media.