Literatura juvenil contemporânea LGBTI : significados sobre identidade de gênero e sexuais

Amaral, Caroline Amaral

Abstract:

 
Esta dissertação tem por objetivo analisar os significados que são produzidos e reproduzidos na e pela literatura juvenil contemporânea acerca das identidades sexuais e de gêneros. O material empírico é composto por sete livros juvenis que trazem em suas narrativas personagens lésbicas, gays, transgêneros e intersexuais. O aporte teórico desta pesquisa fundamenta-se a partir do campo dos Estudos Culturais na sua vertente pós-estruturalista, bem como com alguns preceitos da Teoria Queer. Como metodologia, foi utilizada a Análise Cultural. Neste estudo, os artigos analisados tem como foco a intersexualidade, a partir do livro Menino de Ouro, de Abigail Tarttelin; a homossexualidade feminina por meio dos livros Amor entre meninas, de Shirley Souza, Uma bebida e um amor sem gelo, por favor, de Liliane Prata e Diário de uma garota atrevida, de Karina Dias; e o tema das homossexualidades masculinas, os livros Will & Will um nome, um destino, de John Green e David Levithan, Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo, de Benjamin Alire Sáenz que foram analisados. As normas de gênero balizam a maneira como as personagens são representadas nos livros e as experiências que vivem, sinalizando para o fato de que as idealizações de masculino e feminino socialmente construídas interpelam os comportamentos, as falas e a forma como as personagens compreendem a si mesmas enquanto sujeitos intersexuais, lésbicas e gays. Foi possível observar que, mesmo por vezes reproduzindo verdades socialmente naturalizadas - como o gay afeminado, o intersexual que passa pela cirurgia de redesignação para ser aceito socialmente, por exemplo - as obras analisadas trazem rupturas como discussões a respeito da forma como estes sujeitos são vistos socialmente, haja vista que, ao retratar cenas de preconceito e exclusões, por meio das personagens dos livros, existem críticas acerca dos processos de marginalização e desrespeito que acabam produzindo o sujeito gay, lésbica e intersexual como anormal, abjeto. Os livros se configuram como potencialidades educativas ao produzirem discursos, conhecimentos e pedagogias culturais a respeito do "ser" lésbica, gay e intersexual para os leitores e as leitoras.
 
This dissertation has as a main goal to analyze the meanings produced and reproduced in and by the contemporary teenage literature about sexual and gender identities. The empirical material is composed by seven teenage literature books which bring in their narratives lesbian, gay, transgender and intersexual characters. The theoretical support on this research is founded on the Cultural Studies field in its post-structuralist prism, as well on some Queer Theory concepts. As a methodology, the Cultural Analysis was used. In this study, the analyzed articles are focused on the intersexuality in the book Menino de Ouro, by Abigail Tarttelin; the feminine homosexuality on the books Amor entre meninas, by Shirley de Souza, Uma bebida e um amor sem gelo, por favor, by Liliane Prata and Diário de uma garota atrevida, by Karina Dias; also the masculine homosexuality themes, the books Will & Will um nome, um destino, by John Green and David Levitham, Aristóteles e Dante descobrem os segredos do universo, by Benjamin Alire Sáenz, were analyzed. The gender rules narrow the way the characters are represented on the books and the experiences they come to live, pointing out to the fact that the socially built masculine and feminine idealizations permeate the behaviors, the discourses and the way the characters understand themselves as intersexual, lesbian and gay subjects. It was possible to observe that, even reproducing socially naturalized truths sometimes - as the feminine gay, the intersexual who goes through reassignment surgery processes to be socially accepted, as an example - the analyzed works bring ruptures such as discussions on the way those subjects are socially seen, taking into account that, on portraying prejudice or exclusion scenes, by the books characters, there are several criticisms about the marginalization and disrespect processes which end up bringing the gay, lesbian and intersexual subject seen as defective, abject. The books are set as educational potentialities as they produce cultural discourses, knowledges and pedagogies about "being" lesbian, gay and intersexual for both masculine and feminine readers.
 

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  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)