Educação física escolar : referências formativas na prática pedagógica de professores iniciantes

Corrêa, Jonathan Terra

Abstract:

 
Nesta dissertação, buscamos investigar e compreender as referências formativas que os professores de Educação Física, em início de carreira na Educação Básica, mobilizam na (re)organização e no desenvolvimento da sua prática pedagógica. Como objetivos específicos: a) investigar e localizar as preocupações temáticas das pesquisas sobre a formação de professores de Educação Física escolar, disponível na base de dados Scielo, buscando compreender os desafios profissionais; b) identificar as percepções e as crenças dos professores iniciantes na Educação Básica sobre a Educação Física escolar; c) identificar referências formativas mobilizadas na prática pedagógica dos professores de Educação Física em início de carreira na Educação Básica, bem como compreender suas percepções sobre a relação entre teoria e prática e a formação docente. Para o desenvolvimento destes objetivos, realizamos uma pesquisa qualitativa, primeiramente, do tipo Estado da Arte e, posteriormente, do tipo narrativa. Participaram desta etapa da pesquisa cinco professores de Educação Física que atuam na Educação Básica, em início de carreira, no município de Rio Grande/RS. No estudo do Estado da Arte sobre a formação de professores de Educação Física escolar, analisamos 16 trabalhos, evidenciando o distanciamento entre a formação inicial e a realidade escolar e o desafio da reflexão na prática pedagógica. Da pesquisa narrativa emergiram 8 eixos temáticos: motivações para escolha do curso de EF; percepção sobre a EF escolar antes de ingressar no curso de formação inicial; percepção sobre a EF escolar a partir do curso de formação inicial; percepção sobre a EF escolar a partir do início da carreira docente, percepção sobre formação docente; percepção sobre a relação entre teoria e prática; referências formativas para a prática pedagógica; dificuldades no início da carreira. A partir da análise das narrativas entendemos que, tendo em vista as percepções e crenças sobre a EF escolar em diferentes tempos formativos apresentadas pelos professores pesquisados, bem como suas referências formativas, possuem diferentes fontes de saberes que influenciam sua prática pedagógica, não só relacionadas à formação inicial, mas também a outros aspectos como os da vida pessoal, da cultura dos alunos, de sua própria experiência na escola e da relação com outros professores. Quanto à formação inicial, se apropriam de diferentes saberes advindos do curso, especialmente ligados às teorias pedagógicas e que influenciam e são mobilizados na sua prática em conjunto com as demais referências.
 
In this dissertation, we sought to investigate and understand the training references that the physical education teachers, at the beginning of the Basic Education career, mobilize in (re)organization and development of their pedagogical practice. As specific objectives: a) investigate and locate the thematic concerns of the research about the formation of Physical Education schoolteachers, available in the Scielo database, seeking to understand the professional challenges; b) identify the concerns and beliefs of the beginning teachers of the Basic Education about school Physical Education; c) Identify training references mobilized in the educational practice of physical education teachers at the beginning of Basic Education career, as well as to understand their concerns about the relation between theory and practical and the teacher training. To develop these objectives, we made a qualitative research, first of all, State of the Art type, and later, narrative type. At this stage, five Physical Education teachers that work at the Basic Education participated, at the beginning of career, in Rio Grande/RS municipality. In the state of art study about the training of school Physical Education teachers, we analyzed 16 works, proving the distance between initial formation and the school reality and the reflection challenge of pedagogic practice. From the narrative research, 8 thematic branches emerged: motivation for the choice of EL course; perception about school EL before starting the initial training; perception about school EF from the initial training course; perception about school EF from the beginning of teaching career, perception about teacher training; perception about the relationship between theory and practical; formative references for teaching practice; difficulties in the beginning of the career. From the analysis of the narratives, we understand that, in view of the perceptions and beliefs about school EF in different training times presented by the teachers observed, as well as their training references, they have different sources of knowledge that influence their teaching practice, not only related to the initial training, but also to other aspects such as personal life, students culture, their own school experience and their relationship with other teachers. As for the initial training, they take from different sources of knowledge coming from the course, especially linked to pedagogical theories and which influences and are mobilized in its practice together with the other references.
 

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  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)