Abstract:
A presente dissertação de mestrado está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na linha de pesquisa Espaços e tempos educativos. A investigação aqui proposta tem por objetivo compreender o processo de readequação das Propostas Pedagógicas das escolas de Educação Infantil do município de Bagé- RS, a partir da análise da implementação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diante disso, a investigação aqui apresentação propõe-se compreender de que forma as DCNEIs estão presentes na readequação dos PPPs das escolas municipais de Educação Infantil, quais pressupostos teórico-metodológicos foram utilizados durante esse processo de readequação e como ocorreu a implementação das novas DCNEIs nas Propostas Pedagógicas das escolas. Em sua realização, a pesquisa procurou evidenciar de que maneira os PPPs das dezesseis escolas pesquisadas de Educação Infantil implementam as DCNEIs nas concepções de seus projetos pedagógicos. A pesquisa realizou-se em uma abordagem qualitativa, que de acordo com Bogdan e Biklen (1994), exige que o mundo seja examinado de maneira que nada seja comum, trivial. Como procedimento metodológico, foi empregado a análise documental que para Ludke e André (2012), pode se constituir em uma técnica valiosa de abordagem de dados qualitativos. A ferramenta utilizada para coletar os dados empíricos da investigação foi o questionário que para Lakatos e Marconi (2003), é um instrumento constituído por uma série de perguntas que deverão ser respondidas sem a presença do pesquisador. Este instrumento buscou obter dados quantitativos e qualitativos para responder as questões que dão significado a pesquisa, tais como: o tempo de atuação na área, gênero, idade, assim como, a forma de participação no processo de conhecimento das novas DCNEIs e da readequação dos PPPs ao novo ordenamento legal. Levando em consideração o que diz a LDB 9394/96 em relação a Educação Infantil ser a primeira etapa da Educação Básica e nas diretrizes a criança ser considerada como centro do planejamento curricular, sujeito histórico e de direitos. Foi a partir dos dados recolhidos e das análises realizadas que buscamos verificar se as novas diretrizes realmente estavam presentes nas concepções de educação e criança presentes nos PPPs das escolas de Educação Infantil, da mesma maneira que buscamos quais pressupostos teórico-metodológicos foram empregados para embasar as teorias utilizadas na readequação das propostas, tendo em vista as orientações claras que as DCNEIs trazem sobre o trabalho pedagógico a ser realizado com as crianças pequenas. Para garantir o mesmo caminho que percorre as diretrizes, utilizamos autores que dão significado à infância, como Philippe Ariès (1981), Moysés Khulmann Jr., que ponderam sobre a criança ser o centro do planejamento. Autores como: Barbosa (2006; 2009), Kramer (1987; 2004), Veiga (1995; 2003; 2009) e Ostetto (2000) sobre a questão da proposta pedagógica como processo democrático e participativo. Ao concluirmos a investigação, identificamos que as concepções de criança, educação e projeto político-pedagógico estão de alguma forma em consonância com o que preconizam as diretrizes, entretanto, nos PPPs as diretrizes são pouco citadas. Alguns aspectos que estão nas DCNEIs aparecem nos PPPs, porém não ficando claro sua relação com as diretrizes. Percebemos que ainda é necessário uma adequação desses documentos que irão nortear um caminho para as práticas pedagógicas dos professores e o trabalho de gestão das escolas de Educação Infantil, tendo em vista a grande importância do trabalho realizado nessa etapa da Educação e sua repercussão na sociedade.
This dissertation is linked to the Postgraduate Program in Education - PPGEDU of the FederalUniversity of Rio Grande - FURG, in the line of research Spaces and educational times. The research proposed here aims to understand the process of readjustment of the Pedagogical Proposals of the schools of Early Childhood Education in the city of Bagé - RS, based on the analysis of the implementation of the new National Curriculum Guidelines for Early Childhood Education. Therefore, the research here is intended to understand how the DCNEIs are present in the readjustment of the PPPs of the municipal schools of Early Childhood Education, what theoretical and methodological assumptions were used during this process of readjustment and how the implementation of the new DCNEIs occurred in the Pedagogical proposals of the schools. In its accomplishment, the research tried to evidence how the PPPs of the sixteen researched schools of Infantile Education implement the DCNEIs in the conceptions of its pedagogical projects. The research was carried out in a qualitative approach, which according to Bogdan and Biklen (1994), requires that the world be examined in a way that nothing is common, trivial. As a methodological procedure, we used the documentary analysis that for Ludke and André (2012), can be a valuable technique forapproaching qualitative data. The tool used to collect the empirical data of the investigation was the questionnaire that for Lakatos and Marconi (2003), is an instrument constituted by a series of questions that should be answered without the presence of the researcher. This instrument sought to obtain quantitative and qualitative data to answer the questions that give meaning to the research, such as: the time of action in the area, gender, age, as well as the form of participation in the knowledge process of the new DCNEIs and the readjustment of the PPPs to the new legal order. Taking into account what LDB 9394/96 says regarding EarlyChildhood Education is the first stage of Basic Education and in the guidelines the child is considered as the center of curricular planning, historical subject and rights. It was from the collected data and analyzes that we tried to verify if the new guidelines really were present in the conceptions of education and child present in the PPPs of the schools of Infantile Education, in the same way that we looked for which theoretical and methodological assumptions were used to support the theories used in the re-adaptation of the proposals, in view of the clear guidelines that the DCNEIs bring about the pedagogical work to be carried out with the young children. In order to guarantee the same path that goes through the guidelines, we use authors who give meaning to childhood, such as Philippe Ariès (1981), Moyses Khulmann Jr., who think about the child being the center of planning. In this paper,we present the results of the pedagogical proposal as a democratic and participatory process. When we conclude the research, we identify that conceptions of children, education and political-pedagogical project are in some way in line with what the guidelines recommend, however, in the PPPs the guidelines are little mentioned. Some aspects that are in the DCNEIs appear in the PPPs, but their relation with the guidelines is not clear. We realize that it is still necessary to adapt these documents, which will guide a way for the pedagogical practices of the teachers and the management work of the nursery schools, given the great importance ofthe work carried out in this stage of education and its repercussion in society.