A cultura como pedagogia : uma análise das representações sobre o universo infantil nas tirinhas de histórias em quadrinhos da Turma do Snoopy

Santos, Keli Ávila dos

Abstract:

 
Este trabalho tem como objetivo investigar a forma como as representações sobre determinados tipos de infâncias funcionam como instrumento pedagógico capaz de ensinar lições, fazendo circular, em artefatos da cultura, algumas verdades sobre o universo infantil. A pesquisa está inscrita na Linha Culturas, Linguagens e Utopias do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande e, como referencial teórico, norteia-se a partir dos Estudos Culturais, dialogando com Hall (2015), Costa (2000), Camozzato (2013), Andrade (2013), entre outros, os quais relacionam em suas pesquisas as noções de representação, identidade, cultura, poder e governo. Foram selecionadas quatro histórias em quadrinhos da Turma do Snoopy, presentes em livros da editora LPM, dirigidos ao público infantojuvenil, publicados no ano de (2015). Procurou-se, então, responder à seguinte questão: Quais as representações sobre determinados tipos de infâncias as histórias em quadrinhos do Snoopy e sua turma fazem circular na cultura contemporânea? Os achados da pesquisa permitiram perceber que as histórias em quadrinhos analisadas ensinam lições aos leitores e parecem reforçar os valores neoliberais, uma vez que: 1.Ensejam a adultização e o gerenciamento das emoções; 2. Apontam para uma centralidade da escola no universo infantil; 3. Reforçam um cotidiano idealizado da infância contemporânea. Essas representações nos permitiram problematizar o modo como funcionam as tecnologias contemporâneas de governo da conduta que, por meio de determinadas pedagogias culturais, intentam ensinar aos sujeitos, desde muito cedo, lições que os tornem úteis ao neoliberalismo.
 
This work aims to investigate how representations about certain types of childhood function as a pedagogical tool capable of teaching lessons, circulating in artifacts of culture some truths about the infant universe. The research is inscribed in the Line Cultures, Languages and Utopias of the Post-Graduation Program in Education of the Federal University of Rio Grande, based on the theoretical framework of Cultural Studies, dialoguing with Hall (2015), Costa (2000), Camozzato (2013). And Andrade (2013), among others, who relate in their research the notions of representation, identity, culture, power and government. Four comic books of the Snoopy Group were selected, present in books directed to the children and youth public of LPM, published in the year of 2015. In this way, we tried to answer the following question: What representations about certain types of childhood do Snoopy comics and their class circulate in contemporary culture? The findings of the research made it possible to perceive that the comics analyzed teach lessons to readers and seem to reinforce neoliberal values, since: 1. they adore adultery and the management of emotions; 2. they point to a centrality of the school in the infant universe; 3. they reinforce an idealized daily life of contemporary childhood. These representations allowed us to problematize the way in which contemporary technologies of conduct management work, which, through certain cultural pedagogies, attempt to teach the subjects at an early age lessons that will make them useful to neoliberalism.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)