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dc.contributor.advisor Mutz, Andresa Silva da Costa
dc.contributor.author Katz, Elvis Patrik
dc.date.accessioned 2020-02-25T18:22:22Z
dc.date.available 2020-02-25T18:22:22Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.citation KATZ, Elvis Patrik. Escola Sem Partido : uma análise das investidas de poder sobre as identidades docentes. 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2018. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8345
dc.description.abstract O autodenominado Escola Sem Partido é uma espécie de movimento social que ao longo dos últimos anos vem atacando sistematicamente a categoria docente. Fundada em 2004, a organização tem por finalidade combater a existência de uma suposta hegemonia da "doutrinação ideológica" de esquerda nas escolas brasileiras. A presente Dissertação objetivou analisar as enunciações proferidas pelo Escola Sem Partido em seus ditos constantes, sobretudo, no website do movimento, o escolasempartido.org. No interior da Linha de Pesquisa Linguagens, Culturas e Utopias, sob a orientação do pensamento de Michel Foucault e as contribuições dos Estudos Culturais, procurei responder ao problema de pesquisa: como operam as investidas de poder lançadas pelo Escola Sem Partido sobre as condutas docentes? O corpus documental incluiu, dessa forma, dois tipos de fontes: a categoria um (1) contemplou as enunciações que buscavam fabricar discursivamente as realidades das quais o Escola Sem Partido se ocupava. A categoria dois (2) pretendeu, por outro lado, legitimar e consolidar as afirmações e teses presentes na primeira categoria. Das categorias derivaram (dezessete) 17 unidades que foram utilizadas para construir verdades que subsidiaram a organização nas suas afirmações. Sustentado nesses saberes e com o essencial papel desempenhado pelo Mecanismo da Denúncia, o movimento passou a lançar sobre os professores uma estratégia de dominação que nomeei como "investidas de poder". Tais ações configuravam-se como práticas constantes e visavam provocações permanentes sobre a conduta docente. Desmembrando as investidas apareceram as técnicas de poder, distinguíveis em dois grupos: a) Técnicas Educativo-Políticas e b) Técnicas Jurídicas. Ambas, atuando sobre as condições oferecidas pelos instrumentos anteriores, passaram a criar uma situação em que os projetos de leis do Programa Escola Sem Partido tornaram-se apenas mais uma peça das engrenagens usadas para o governamento dos professores. Portanto, apesar das Técnicas Jurídicas estarem entre as mais decisivas, atualmente, suas forças só se fazem tamanhas por conta dos procedimentos que as precederam. Por fim, as investidas de poder pareciam acabar por construir, com seus ataques, identidades docentes desejáveis que passaram a funcionar como posições de sujeito a serem ocupadas pelos docentes. Assim, a organização vem tentando reconquistar, aos poucos, o espaço na escola que ela acredita ter cedido para os partidários da esquerda política. pt_BR
dc.description.abstract The self-nominated "Escola Sem Partido" (No-Party School) is a kindof social movement that over the last few year shassy stematically attacked the teaching category. Founded in 2004, the organizationhas as its purpose fight the existence of a supposed hegemony of the left "ideological doctrine" in brazilian schools. The present dissertation aimed to analyze the enunciation suttered by "No-Party School" in his constants sayings, aboveall, in the website of the movement, the escolasempartido.org. Inside the searchline "Linguagens Culturas e Utopias" (Languages, Cultures and Utopias), under the guindance of the thinking of Michel Foucault and the contributions of Cultural Studies, Itried to answer therese arch problem: how do the power struggles launched by the No-Party School operate on teacher behaviors? The documentary corpus thus included two types of sources: category one (1) contemplated the enunciations that sought to discursively fabricate the realities of which the No-Party School was concerned. From the categories derived (seventeen) 17 units that allowed the organization to construct realities that could subsidize its affirmations. Sustained in this knowledge and with the essential role played by the Denunciation Mechanism, the movement began to throw on the teachers a strategy of domination that I named as "onslaughts of power". These actions were constant practices and aimed at permanent provocations on the teaching conduct. Dismembering the onslaughts came the techniques of power, distinguishable in two groups: a) Educational-Political Techniques and b) Legal Techniques. Both of them, acting on the conditions offered by earlier instruments, have created a situation in which the draft legislation of the No-Party School Program has become just one more piece of the gears used for the governance of teachers. Therefore, although the Legal Techniques are among the most decisive, currently, their strength is only so great because of the procedures that preceded them. Ultimately, the onslaughts of power seemed to end up building, with their attacks, desirable teacher identities that came to function as subject positions to be occupied by teachers. Thus, the organization has been trying to regain, by and large, the space in the school that it believes has yielded to the partisans of the political left. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Escola sem partido pt_BR
dc.subject Identidade docente pt_BR
dc.subject Foucault, Michel, 1926-1984 pt_BR
dc.subject Estudos culturais pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject No-PartySchool pt_BR
dc.subject Teaching identity pt_BR
dc.subject Onslaughts of power pt_BR
dc.subject Cultural Studies pt_BR
dc.title Escola Sem Partido : uma análise das investidas de poder sobre as identidades docentes pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)
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