Histórias em quadrinhos na educação básica : a produção de sentidos e valores etico-estéticos

Lima, Luciano Soares

Abstract:

 
Torna-se imperativo que os processos educativos contemplem questões relacionadas a valores etico-estéticos que possibilitem questionamentos e tomadas de posição com relação à importância de uma vida pautada pela boa convivência entre humanos e demais seres do planeta. Esta pesquisa investigou como as histórias em quadrinhos (HQs) podem potencializar o desenvolvimento desses valores na Educação Básica. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, na qual a metodologia que conduziu o fazer científico alinha-se aos pressupostos da pesquisa participante e da a/r/tografia. Esta última foi utilizada para a análise dos dados de pesquisa que foram produzidos no contexto de oficinas teórico-práticas de criação de HQs junto a uma turma do quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Manoel Martins Mano, no município do Rio Grande, RS. As quais foram estruturadas da seguinte forma: manipulação de materiais de desenho, teorização de valores e das HQs, leitura denotativa e conotativa de páginas de HQs e produção de quadrinhos. Foi utilizado um sketchbook, como um diário de bordo individual (pesquisador e participantes) para produção dos dados. Foi realizada uma leitura crítica das escritas produzidas pelos estudantes em seus sketchbooks, complementares à análise das HQs. Autores como Leonardo Boff, Duarte Jr., Scott McCloud, Antonio Luiz Cagnin e Will Eisner embasaram o diálogo do campo empírico com o teórico. Os resultados apontam que, a partir do contato com HQs, os participantes se sentiram atraídos e interessados pelos conteúdos abordados nas oficinas. Além desta arte envolver os participantes de forma lúdica e prazerosa, possibilitou o desenvolvimento de valores.
 
Educational processes should take into account issues related to ethical-aesthetical values that enable questioning and decision-making regarding the importance of life based on good relationships among humans and the other beings on the planet. This study investigated how comic strips (CS) can potentialize the development of these values in Basic Education. It is a qualitative research whose guiding methodology intertwines the presuppositions of both participatory research and a/r/tography. The latter was used for analyzing the data that was collected in theoretical-practical workshops in which comic strips were produced with fifth graders who attend the city school Professor Manoel Martins Mano, located in Rio Grande, RS, Brazil. The structure of the workshops was the following: handling of drawing material, theorization of values and comic strips, denotative and connotative reading of comic strips and comic strip production. A sketchbook was used as an individual diary (researcher and participants) to produce data. Students writing in the sketchbooks underwent critical reading and comic strips were analyzed. Authors, such as Leonardo Boff, Duarte Jr., Scott McCloud, Antonio Luiz Cagnin and Will Eisner, maintained the dialogue between both empirical and theoretical fields. Results show that the contact with comic strips attracted participants and made them feel interested in contents addressed in the workshops. This art not only involved them in a ludic and pleasant way, but also enabled them to develop values.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)