Formação inicial em Educação Física : acadêmicos concluintes e a problematização sobre campos de atuação
Abstract:
A presente dissertação teve como temática os currículos de formação inicial em Educação Física e os espaços de atuação não escolares e objetivou identificar e problematizar as relações potentes entre esses currículos e a atuação nesses espaços. Para perseguir tal objetivo, operou a identificação dos cursos de formação inicial em Educação Física em funcionamento na região sul do Rio Grande do Sul, o mapeamento e a problematização dos Projetos Pedagógicos de Curso (PPC) dos cursos identificados e o desenvolvimento de laboratórios de problematização com alunos concluintes no ano de 2017 dentre os cursos presenciais. Os resultados obtidos apontaram uma acentuada disputa por tal campo de atuação a partir de diferentes atribuições legais, para uma incoerência e insatisfação dos acadêmicos em relação aos conhecimentos contidos em cada modalidade de ensino em relação a diferentes espaços de atuação e para uma confusão acerca de quem pode ou não ser tratado como professor a partir da divisão dos cursos. A relação entre formação inicial em Educação Física e os campos de atuação não escolares mostrou-se potente e múltipla, porém foi identificado que tais relações poderiam ser ainda mais potentes, principalmente pela verificação de uma resistência apresentada pelos acadêmicos licenciados no sentido das atribuições restritivas que lhe são feitas em relação a esses ambientes.