Abstract:
Esta dissertação, vinculada a linha Espaços e Tempos Educativos, se constitui em um estudo acerca da Pedagogia Hospitalar, que busca problematizar as práticas recreativas-pedagógicas efetivadas na pediatria da Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande. Apoia-se nas contribuições da perspectiva pós-estruturalista, mais especificamente dos estudos de Michel Foucault, utilizando conceitos-ferramentas como governamento, capital humano, poder pastoral e poder disciplinar. Metodologicamente foi necessário recorrer ao passado utilizando-se de uma inspiração genealógica para poder compreender como o hospital se constituiu em um local de cura, bem como, contextualizar a Pedagogia Hospitalar no Brasil. Sendo um trabalho que inspira-se na cartografia social a partir da qual foram realizados dois movimentos: no primeiro, problematizei os discursos materializados em documentos oficiais que legislam sobre a Pedagogia Hospitalar no Brasil; o segundo movimento foi denominado de estar lá e congrega tanto "o olhar do pesquisador", composto pelas observações que foram registradas em um diário de campo quanto "a escuta do pesquisador", definida pelas conversas realizadas com diferentes sujeitos que transitam pelo hospital. As recorrências possibilitaram que o trabalho fosse dividido, para fins didáticos, em quatro dimensões problematizadoras: 1) A Pedagogia Hospitalar como uma forma de inclusão que investe em capital humano: percebeu-se por meio dos discursos que legislam sobre essa modalidade de ensino os investimentos que precisam ser desenvolvidos sobre os sujeitos infantis hospitalizados para que eles se tornem participativos do jogo neoliberal e, por isso, precisam ser incluídos nos processos educativos até mesmo em um momento de doença e/ou hospitalização. 2) A reconfiguração das práticas caritativas na Pediatria da Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande: problematizo esse viés caritativo percebido em algumas práticas presenciadas no meu estar lá. Práticas que fazem referência ao Poder Pastoral estudado por Michel Foucault. 3) O tempo para a criança e/ou adolescente hospitalizado: recorro a alguns excertos para elucidar a preocupação em preencher o tempo ocioso das crianças hospitalizadas, buscando, para isso, subsídios nos estudos de Foucault acerca das disciplinas e do poder disciplinar. 4) Pedagogia Hospitalar: os paradoxos entre os discursos legitimados e os achados no estar lá: verificou-se que não há, no hospital investigado, uma Pedagogia Hospitalar como prevista nos documentos e que as práticas ali efetivadas se constituem em ações isoladas desenvolvidas por pais, voluntários, professores, colegas e até mesmo por profissionais da saúde.
This dissertation, linked to the line Spaces and Educational Times, is a study about Hospital Pedagogy, which seeks to problematize the recreational-pedagogical practices carried out in the pediatrics of the Association of Charity Santa Casa do Rio Grande. It is based on contributions from the poststructuralist perspective, more specifically from Michel Foucault's studies, using tools-concepts such as governance, human capital, pastoral power and disciplinary power. Methodologically it was necessary to resort to the past using a genealogical inspiration to understand how the hospital was constituted in a place of healing, as well as to contextualize the Pedagogia Hospitalar in Brazil. Being a work that draws on social cartography from which two movements were made: in the first, I questioned the discourses materialized in official documents that legislate on the Pedagogia Hospitalar in Brazil; the second movement was called 'being there' and brings together both the 'look of the researcher', composed of the observations that were recorded in a field diary as 'the listener's listening', defined by conversations with different subjects that transit the hospital . Recurrences enabled the work to be divided, for didactic purposes, into four problematizing dimensions: 1) Hospital Pedagogy as a form of inclusion that invests in human capital: it was perceived through discourses that legislate on this modality of education the investments which need to be developed about hospitalized child subjects so that they become participatory in the neoliberal game and therefore need to be included in educational processes even at a time of illness and / or hospitalization. 2) The reconfiguration of charitable practices in Pediatrics of the Santa Casa do Rio Grande Charity Association: I problematize this perceived charitable bias in some practices witnessed in my 'being there'. Practices that make reference to the Pastoral Power studied by Michel Foucault. 3) The time for the hospitalized child and / or adolescent: I use a few excerpts to elucidate the preoccupation with filling the idle time of hospitalized children, seeking, for this, subsidies in Foucault's studies on disciplines and disciplinary power. 4) Hospital Pedagogy: the paradoxes between the legitimized discourses and the findings in the 'being there': it was verified that there is no Hospital Pedagogy in the investigated hospital as foreseen in the documents and that the practices made therein constitute isolated actions developed by parents, volunteers, teachers, colleagues and even by health professionals.