A produção da criança trans nas reportagens digitais : um olhar para os espaços educativos família e escola

Arana, Ariane Pickersgill

Abstract:

 
Esta pesquisa foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos. O trabalho tem como objetivo geral investigar a produção da criança trans em reportagens digitais, enfocando os espaços educativos família e escola. Para tanto, fundamentamos teoricamente este trabalho, a partir dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero nas suas vertentes pós-estruturalistas. Realizamos a busca das reportagens nos seguintes sites: CLICRBS/ZH - Zero Hora, G1- Globo, BBC-Brasil, UOL/Folha de São Paulo e Estadão. Utilizamos como critério de seleção as reportagens que eram relacionadas às crianças trans. Nas análises, buscamos discutir como essas reportagens apresentam a temática as crianças trans e suas articulações com dois espaços educativos - família e escola - os quais são acionados nas mesmas para falar sobre essas crianças. Entendemos família e escola como espaços educativos, por esses serem os primeiros locais onde as crianças transitam e constroem suas aprendizagens. Nas reportagens analisadas percebemos que a família é fortemente mencionada nas discussões a respeito do sujeito trans. As reportagens trazem esclarecimentos em relação ao que é transexualidade, além disso, procuram mostrar a importância dos/as familiares nesse processo de identificação e reconhecimento do gênero construído pelos/as transexuais, bem como apresentam dicas de como conviver com a pessoa trans e de que maneira as famílias foram aceitando seus/suas filhos/as nesse processo de produção da identidade de gênero. Nas análises também percebemos que os saberes profissionais são apresentados como uma "ajuda" para criança trans e seus/suas familiares, designando legitimidade ao que está sendo publicado. Nas reportagens notamos o quanto a escola está diretamente interligada com o nosso tema de pesquisa, pois as crianças trans estão presentes dentro desse ambiente de convívio social. Ao analisarmos as reportagens podemos perceber o quanto a escola é para esses sujeitos um espaço que impõe limites e demarca onde, e de que forma, eles podem transitar. O uso do banheiro pela criança sendo masculino e/ou feminino, é um empecilho tão grande que faz com que as escolas excluam esse/a estudante. A partir das pedagogias presentes nas reportagens podemos perceber o quanto as mesmas ensinam os leitores e as leitoras e possibilitam que os/as mesmos/as produzam modos de pensar e percebem o que é ser uma criança trans. Nessa problematização, dialogamos sobre os modos como estão sendo construídos alguns significados sobre a transexualidade infantil, por estipularem algumas subjetividades e determinar algumas formas na construção social, bem como a maneira de lidar e perceber esse sujeito através dos espaços educativos - família e escola.
 
This research was produced in the Postgraduate Program in Education - PPGEDU, Federal University of Rio Grande - FURG, in the line of research Spaces and Educational Times. The general objective of the work is to investigate the production of the trans child in digital reports, focusing on the educational spaces family and school. For that, we base this work theoretically on the basis of Cultural Studies and Gender Studies in its poststructuralist aspects. We have searched the following websites: CLICRBS / ZH - Zero Hora (www.clicrbs.com), G1- Globo (www.g1.globo.com/noticias), BBC-Brasil (www.bbc.com/portuguese) , UOL / Folha de São Paulo (www.folha.uol.com.br) and Estadão (www.estadao.com.br). We used as a selection criterion the reports that were related to trans children. In the analysis we seek to discuss how these reports present to the theme trans children and their articulations with two educational spaces - family and school - that are activated in the same to talk about these children. We understand family and school as educational spaces, because these are the first places where children transit and build their learning. In the analyzed reports we noticed that the family is strongly mentioned in the discussions about the trans subject. The reports bring clarification regarding what transsexuality is, in addition, they try to show the importance of the relatives in this process of identification and recognition of the genre constructed by the transsexuals, as well as present tips on how to live with the trans person and that families were accepting their children in the process of producing gender identity. In the analyzes we also perceive that the professional knowledge is presented as a "help" for trans child and his / her relatives, assigning legitimacy to what is being published. In the articles we notice how the school is directly linked to our research theme, because trans children are present within this social environment. When analyzing the reports we can perceive how the school is for these subjects a space that imposes limits and demarcates where and in what way they can transit. The use of the bathroom by the child, whether it is male and / or female, is such a hindrance that schools exclude this student. From the pedagogies present in the reports we can understand how they teach readers and readers and enable them to produce ways of thinking and perceive what it is to be a trans child. In this problematization, we talk about the ways in which some meanings about transsexuality are being constructed, in which they end up stipulating some subjectivities and determining some forms in the social construction, as well as the way of dealing and perceiving this subject through the educational spaces - family and school.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação (Dissertações)