dc.contributor.advisor |
Tauchen, Gionara |
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dc.contributor.author |
Silveira, Maria Caroline Aguiar da |
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dc.date.accessioned |
2020-02-26T03:26:34Z |
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dc.date.available |
2020-02-26T03:26:34Z |
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dc.date.issued |
2019 |
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dc.identifier.citation |
SILVEIRA, Maria Caroline Aguiar da. Formação inicial de professores de História : organizações curriculares e saberes constituintes. 2019. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2019. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/8373 |
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dc.description.abstract |
A formação de professores está vinculada aos saberes construídos ao longo do percurso formativo, para além dos estabelecidos no currículo. Porém, no percurso de formação curricular institucional, tornam-se mais evidentes dois saberes necessários à construção da identidade docente: os saberes do conhecimento e os saberes pedagógicos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a organização curricular dos cursos de licenciatura em História, mapeando a presença e a natureza dos saberes do conhecimento e dos saberes pedagógicos e suas decorrências formativas para os professores de História. Assim, referente à primeira parte da pesquisa, buscamos compreender os processos de institucionalização da História enquanto um curso superior, atentando para a relação que a licenciatura estabeleceu em termos curriculares desde a gênese desse processo. A partir desse movimento, procurando ampliar as compreensões a respeito das temáticas referentes à formação de professores de História e do currículo, realizamos uma pesquisa do tipo Estado da Arte (FERREIRA, 2002), utilizando a base de dados da SciELO e o portal de periódicos da CAPES. Em seguida, foram mapeadas e analisadas a organização e a distribuição dos saberes do conhecimento e dos saberes pedagógicos nos currículos de 51 cursos de História Licenciatura e 30 projetos pedagógicos de universidades federais brasileiras e suas relações com as Diretrizes Curriculares para os cursos de História e para a formação de professores da Educação Básica. Na última parte da pesquisa, buscamos compreender se os saberes integrantes dos currículos e as propostas formativas dos projetos dialogam e proporcionam coerência entre o profissional que se deseja formar e a formação que é disponibilizada, a partir do cruzamento dos Projetos Pedagógicos de 30 cursos de História licenciatura de universidades federais brasileiras, das legislações e do mapeamento dos componentes curriculares presentes no desenho curricular dos cursos. O conjunto da dissertação foi estruturada em 3 artigos, correspondendo aos objetivos da pesquisa. Utilizamos como instrumentos de produção e análise de dados a Análise de Conteúdos em nossas fontes documentais. Como resultados da pesquisa percebemos, em termos quantitativos, uma predominância curricular dos saberes do conhecimento, e dentro desse, dos conhecimentos específicos. Historicamente, nos cursos de licenciatura, a formação está contida nos conteúdos específicos da área de atuação, portanto, a ênfase na formação recai sobre o bacharelado. Nesse sentido, compreendemos que ainda persiste, em termos de percurso formativo curricular, uma predominância da área específica de atuação sobre as demais, além da percebida desarticulação entre os saberes necessários a atuação docente. Constatou-se, também, que existe um descompasso entre as intencionalidades presentes nos projetos e a materialidade dos saberes organizados no desenho curricular, evidenciando que ainda predomina nos cursos uma formação mais voltada aos saberes do conhecimento e uma desarticulação entre a formação específica e a formação pedagógica, mesmo que o discurso dos projetos esteja alinhado as Diretrizes curriculares e formação do professor-pesquisador e professor-reflexivo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The teacher training is linked to the skills built throughout their formation journey and these are apart from those established in the curriculum. However, in the trajectory of institutional curricular formation, two knowledges become more evident and are necessary to the teaching identity: knowledge and pedagogical skills. This way, the current research aims at analyzing the curricular organization in the History graduation courses, mapping the presence and nature of knowledge and pedagogical skills and their formational outcome for History teachers. Thus, regarding to the first part of the research, we seek to understand the institutionalizing processes of History while higher education course, observing the relationship education degree has established in curricular terms since the inception of this process. From this, searching for broadening the understanding about issues related to History teaching training and curriculum, we carried out a State-of-the-art survey (FERREIRA, 2002), using the SciELO database and the CAPES scientific journals gateway. Next, the organization and distribution of knowledge and pedagogical skills were mapped and analyzed in the curriculum of 51 History graduation courses and 30 pedagogical projects from Brazilian federal universities, and their connections to the curricular guidelines to the History courses and elementary education teaching training. In the last part of the research, we aimed at understanding if the curriculum component skills and the formative proposals of the project dialogue and offer coherence between the professional wished to be formed and the formation available, from the intersection of pedagogical projects of 30 History graduation courses in Brazilian federal universities, legislations and curricular component mapping present in the curricular pattern of the courses. The set of the thesis was structured in 3 papers, corresponding to the goals of the research. We used Content Anlysis as the production instrument and data analysis in our documental sources. As a result, we noticed, in quantitative terms, a curricular predominance of knowledge over pedagogical skills, and inside this of specific knowledge. Historically, in graduation courses, the training is focused on specific contents of the field of work, therefore, the emphasis on training is in the bachelors. For that matter, we understand that it remains, in terms of curricular formation journey, a prevalence of specific field of work over the others, besides the noticed disarticulation between the skills needed to the teaching. Also, it was verified that there is a mismatch between the intentionality present in the projects and the materiality of skills organized in the curricular pattern, highlighting that it still prevails a training focused on knowledge skills in the courses as well as a disarticulation between specific and pedagogical formation, even though the discourse of the projects is aligned to the DCNFP in terms of researcher and reflective professor training. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Currículo |
pt_BR |
dc.subject |
Saberes do docente |
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dc.subject |
História |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching training |
pt_BR |
dc.subject |
Curriculum |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching skills |
pt_BR |
dc.subject |
History |
pt_BR |
dc.title |
Formação inicial de professores de História : organizações curriculares e saberes constituintes |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
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