Abstract:
A pesquisa utilizou a obra REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental.
2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2009. 107 p. ISBN: 9788511001228 a ser presenteada
aos cinco catadores de papelão, no centro da Cidade do Rio Grande, no Rio Grande
do Sul do Brasil. E essas leituras são a Rede de fundo para a investigação.
Trabalhar com os catadores, especificamente de papelão é ouvir pessoas. Ouvir
suas imagens que representam a si mesmos. A leitura vem a ser reflexãointervenção na vida e no viver dos catadores. Assume o papel de contraponto nas
construções daquilo que dizem e pensam ser Educação Ambiental. Antes da leitura,
sob uma Linguagem Cotidiana. Puro conhecimento. Nato ou adquirido pelo modo de
fazer o seu trabalho de catador. Pela instrução escolar ou não. Pelas políticas que
se estabelecem. Ante a leitura, sob uma Linguagem Controlada, elementos artificiais
de educação – interferência literária, os interlocutores da pesquisa vêm revelar o que
é Educação Ambiental.
O olhar sobre o que é Educação Ambiental é interferido pela leitura da obra de
Reigota. Ou um novo olhar se constrói e representa-se em diferente olhar. Surge,
nas pessoas, outra maneira de olhar a fotografia da natureza. Os retratos das suas
vidas e do seu trabalho de catador. Não ficarão iguais.
Olhar pela lente da revelação e utilizar do nitrato de prata – o livro O que é
Educação Ambiental? É Se revelar diferente.
Esse comparativo é o “descobrimento” da/na pesquisa. Dessa forma, responde-se
não só a questão geradora, mas o próprio título da investigação científica.
Essa resposta é a joia da pesquisa. No caso, a joia encontrada no Rio Grande, RS,
os Catadores de Papelão.
Ouvir, tratar e representar por imagens “O que é Educação Ambiental... para cinco
Catadores de papelão, no centro da Cidade do Rio Grande, RS”.
Também, para responder o núcleo da questão geradora da pesquisa – O que é
Educação Ambiental, o pesquisador é convidado por quatro (04) Bibliotecários,
egressos da Universidade Federal do Rio Grande – FURG para ante a obra de
Reigota representar conceitos sobre Educação Ambiental.
Os catadores de papelão não estão sendo convidadas a escrever artigos. Livros.
Teses. Os catadores de papelão são as pessoas que com os seus discursos e, a
reunião de suas falas constituiu o corpo teórico dessa investigação, para a Tese.
The research will use the work REIGOTA, Marcos. What is Environmental
Education. 2. Ed. São Paulo: Brasiliense, 2009. 107 p. ISBN: 9788511001228 being
gifted to five collectors in center of Rio Grande in Rio Grande do Sul in Brasil. And
these readings are the background for network research.
Working with the hunters, specifically cardboard is to hear people. Listening to their
representations. Knowledge. Information we have about what is environmental
education, how is your environment. The reading comes to reflection-intervention in
the life and living of waste pickers. Assume the role of counterpoint in the
constructions of what they say and think is Environmental Education. Before reading,
in a Natural Language. Pure knowledge. Innate or acquired by way of doing your job
picker. For schooling or not. Policies that set. Beliefs, cultures, among others are
factors that substantiate the representation of which is environmental education for
five collectors of cardboard in the center of Rio Grande, RS. Before the reading,
language in a controlled, artificial elements of education - literary interference, the
interlocutors of the research are to reveal what is environmental education.
The look on what Environmental Education is interfered with by reading the work of
Reigota. Or a new look is constructed and represented in different look. Surge in
people, another way of looking at nature photography. The portraits of their lives and
their work picker. Will not be equal.
Looking through the lens of disclosure and use of silver nitrate - the book What is
Environmental Education? It is to reveal different.
This comparison is the "discovery" of / in the search. Thus, not only answers the
question generator, but the title of scientific research.
This response is the jewel in the research. In this case, the jewel found in the Rio
Grande, RS, the Collectors of cardboard.
Listen, treat and represent the "What is Environmental Education ... Collectors for
five cardboard in the center of Rio Grande, RS. "
Also, to answer the core question of generating the research - What is Environmental
Education, the researcher is invited for four (04) Librarians, graduates of the Federal
University of Rio Grande - FURG compared to the work of Reigota represent
concepts on Environmental Education. The cardboard collectors are not being invited
to write articles. Books. Theses. The cardboard pickers are the people with their
speeches and the meeting of their speeches was the theoretical framework of this
research for the thesis.