Abstract:
A Educação Ambiental, em sua vertente crítica, tem raízes nos ideais democráticos e
emancipatórios do pensamento crítico aplicado à educação, opondo-se a uma compreensão de
mundo que, hegemonicamente, constitui a sociedade contemporânea. Nesse contexto, a
Contabilidade Ambiental, componente curricular dos cursos de Ciências Contábeis, trata das
questões relativas à interação de empresas e meio ambiente. A epistemologia que vem
conduzindo os saberes da literatura que orienta esta disciplina carrega uma forte vinculação
com a riqueza acumulada pelos detentores dos meios de produção em exploração dos recursos
naturais e da mão-de-obra humana. Esta pesquisa circunscreve-se nessas complexas questões
as quais reverberam na formação do contador. No método conceitual e filosófico do
materialismo histórico e dialético, sedimentou-se a base teórica que orientou esta pesquisa na
realização do objetivo de problematizar as concepções da Educação Ambiental presentes (ou
não) em disciplinas dos cursos de Ciências Contábeis das Instituições Federais de Ensino
Superior do Rio Grande do Sul. A Análise Textual Discursiva, metodologia proposta por
Moraes e Galiazzi, foi determinante para realizar o processo de análise, o qual possibilitou dar-
se um novo significado para o corpus produzido nas entrevistas com os docentes colaboradores
da pesquisa. Os metatextos construídos a partir do diálogo do campo empírico com o campo
teórico que incluiu, entre outros, autores como Carvalho, Gray, Guimarães, e Sauvé, sintetizam
o movimento de desconstrução e (re)construção das narrativas, em um processo de aprender e
de comunicar. As categorias: Educação Ambiental – da consciência crítica à sensibilização para
uma prática transformadora; o currículo dos cursos de ciências contábeis: lacunas que
dificultam a compreensão dos fenômenos socioambientais e que reverberam na formação do
contador; sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: compreensões reducionistas da
educação ambiental que distorcem as questões fundamentais da relação do ser humano e o meio
ambiente, que emergem da análise, apontam para o fato de que a educação contábil ambiental
carece de uma fundamentação teórica de Educação Ambiental, revelando-se atrelada aos
(des)conceitos de sustentabilidade e do desenvolvimento sustentável, portanto, distante da
perspectiva crítica. Da mesma forma, o currículo emerge, na análise, corroborando o desafio de
incorporar em sua proposta educativa mudanças necessárias às compreensões da educação
ambiental crítica. As discussões contidas nos metatextos sinalizam que o egresso dos cursos de
Ciências Contábeis está desprovido, em sua formação acadêmica inicial, das concepções da
Educação Ambiental Crítica. Os argumentos construídos no processo de pesquisa possibilitam
a defesa da tese de que a atividade profissional do contador com responsabilidade
socioambiental implica em uma formação que contemple compreensões da Educação
Ambiental numa perspectiva crítica. Torna-se imperativo que para atuar de forma ética,
consciente do papel que o cidadão, como indivíduo no mundo e o contador, em sua atuação
profissional, transgrida os limites estabelecidos pelo discurso altamente contestável da
sustentabilidade que recompensa, para o prestar conta do verdadeiro patrimônio da humanidade
– a natureza. Para isso, os postulados da Educação Ambiental Critica apressam-se a indicar
caminhos nos quais a consciência social, em sendo crítica, emancipatória e libertadora, enseja
a transformação da sociedade.
Critical Environmental Education is based in democratic and emancipatory ideals applied to
education, opposing the dominant world view in contemporary society. In this context,
Environmental Accounting, which is part of undergraduate accounting curriculum, discusses
interactions between companies and environment. The epistemology behind the literature about
Environmental Accounting is strongly influenced by the wealth accumulated by the owners of
the means of production through exploitation of natural resources and human labor. This study
investigates the effects of these complex issues in accounting students.Dialectical and historical
materialism provided the theoretical basis which guided this research in investigating the
concepts of Environmental Education present (or not) in Accounting programs disciplines in
Federal Higher Education Institutions in Rio Grande do Sul. Discourse analysis, as proposed
by Moraes and Galiazzi, was fundamental to the process which took on a new meaning to the
corpus produced in interviews with teachers who cooperated to this study. The meta-texts built
from the dialogue between empirical and theoretical fields, which included authors like
Carvalho, Gray, Guimarães, and Sauvé, among others, synthesize the deconstruction and
(re)construction of those narratives, in a learning and communication process. Categories:
Environmental Education – from critical awareness to transformed practice; Accounting
programs curriculum: gaps that hinder understanding of socio-environmental phenomena and
influence accountant education; sustainability and sustainable development: reductionist
understandings of Environmental Education distorting the fundamental questions of the
relationship between mankind and environment, emerging from the analysis point to the fact
that Environmental Accounting education lacks a theoretical foundation of Environmental
Education, revealing linked to the (mis)conceptions of sustainability and sustainable
development, far from critical perspective. Similarly, the curriculum emerges from the analysis,
confirming the challenge of incorporating in its educational proposal changes necessary to
understanding critical Environmental Education. Discussions included in the meta-texts point
that former Accounting programs students lack concepts of critical Environmental Education
in their initial academic training. The arguments built in this study process support the idea that
the professional activity of an environmentally responsible accountant implies an educational
background which includes understanding of Environmental Education in a critical perspective.
To act ethically and aware of the role that the citizen, as an individual in the world, and the
accountant in their professional practice, it is imperative to push boundaries of a highly
questionable speech of sustainability reward, to account for the real mankind heritage - nature.
In order to do this, the principles of Critical Environmental Education rush to indicate ways in
which social consciousness, being critical, emancipating and liberating, calls for society
transformation.