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dc.contributor.advisor Kitzmann, Dione Iara Silveira
dc.contributor.author Santos, Desirée Fripp dos
dc.date.accessioned 2020-04-20T18:38:17Z
dc.date.available 2020-04-20T18:38:17Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation SANTOS, Desirée Fripp dos. Potencialidades da educação ambiental no processo de gestão ambiental do campus Santa Vitória do Palmar / FURG: perspectivas dos estudantes do curso de bacharelado em turismo binacional. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Ambiental) - Faculdade de Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/8646
dc.description.abstract É necessário compreender que a universidade tem a função social de formar profissionais éticos, sob o paradigma crítico, tornando-os cidadãos mais conscientes da crise vivenciada e comprometidos com a transcendência da mesma. Na Educação Ambiental, os componentes reflexivo e participante são importantes para que a coletividade tenha clareza quanto aos problemas e dificuldades que enfrenta e se comprometa com a busca de soluções e alternativas. Nesse estudo pretendi analisar as potencialidades da Educação Ambiental no processo de constituição de um campus sustentável do ponto de vista socioambiental, a partir da perspectiva dos estudantes do curso de bacharelado em Turismo Binacional. Realizei um estudo teórico para compreender os conceitos basilares da pesquisa e busquei conhecer o que as universidades brasileiras vêm desenvolvendo com relação à sustentabilidade nos seus espaços de ingerência. Assim, o propósito da investigação foi desenvolver um estudo de caso exploratório, analisando informações que auxiliem a desvelar quais as potencialidades da Educação Ambiental no processo de constituição de um campus sustentável. Os dados primários foram levantados a partir de questionários respondidos pelos sujeitos pesquisados e analisados através da metodologia de pesquisa social qualiquantitativa. Na análise dos resultados, constatei que os estudantes consideram importante estudar num espaço socioambientalmente sustentável, porém, não participam dos processos de gestão ambiental universitária. As injustiças do sistema hegemônico que vivemos exigem rupturas sociais e considero que uma maneira efetiva de buscá-las é estimular permanentemente a construção de espaços educativos que sejam capazes de estabelecer relações dialógicas de ação-reflexãoação entre os sujeitos envolvidos. Consolidando, assim, no meio acadêmico, valores de justiça social e equilíbrio ambiental através do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão. pt_BR
dc.description.abstract Es importante hoy en día entender que la universidad tiene como función social formar profesionales éticos y crítico, que les permita ser ciudadanos conscientes y comprometidos con la trascendencia de la actual crisis socio-ambiental. En Educación Ambiental, el componente "reflexivo" y "participativo" son importantes para que la comunidad tenga una noción clara en relación a los problemas y las dificultades que enfrentan, comprometiéndose así a la búsqueda de soluciones y alternativas. El presente estudio pretende analizar la educación ambiental como potencial en el proceso de formación de un campus social y ambientalmente sostenible, desde la perspectiva de los estudiantes de licenciatura en Turismo Binacional. La investigación comprendió un estudio teórico de los aspectos conceptuales importantes que permitieron identificar cuáles son las acciones de sostenibilidad social y ambiental que las universidades brasileñas vienen desarrollando en sus espacios de interferencia. La metodología utilizada fue el método de estudio de caso exploratorio, Para la obtención de datos primarios se aplicaron cuestionarios estructurados y para su análisis se utilizó la metodología mixta (cuali-cuantitativa). Los resultados evidenciaron que los estudiantes consideran importante estudiar en un espacio social y ambientalmente sostenible. Sin embargo, no participan de los procesos de gestión ambiental de la universidad. Las injusticias del sistema hegemónico que vivimos requieren de perturbación social y creo que una manera eficaz de conseguir está en el permanente estimulo de la construcción de espacios educativos capaces de establecer relaciones dialógicas de acción-reflexión-acción entre los sujetos involucrados. Fortaleciendo en las universidades, valores de justicia social, y equilibrio del medio ambiente a través de la docencia, investigación, extensión y gestión. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação ambiental pt_BR
dc.subject Gestão ambiental em universidades pt_BR
dc.subject Sustentabilidade socioambiental pt_BR
dc.subject Educación ambiental pt_BR
dc.subject Gestión ambiental en universidades pt_BR
dc.subject Sostenibilidad social y ambiental pt_BR
dc.title Potencialidades da educação ambiental no processo de gestão ambiental do campus Santa Vitória do Palmar / FURG: perspectivas dos estudantes do curso de bacharelado em turismo binacional. pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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