Abstract:
A dissertação intitulada "Educação Ambiental Popular e o PAIETS: compreensões sobre o horizonte formativo de um programa de extensão" aborda a temática da Educação Ambiental Popular como contribuição no campo educativo ao Programa de Auxílio ao Ingresso nos Ensinos Técnico e Superior (PAIETS) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). A questão que impulsionou a pesquisa foi: Quais horizontes compreensivos da Educação Ambiental Popular revelam-se no PAIETS? Desta forma, como contexto de abertura frente a temática destacada, foram evidenciados os contextos de atuação e leituras de mundo que o Programa abarca. Ainda, a partir de uma abordagem filosófica da hermenêutica gadameriana, enquanto um percurso teórico-metodológico, objetivou-se compreender os aspectos inerentes à Educação Ambiental Popular constituída no espaço do Programa de Extensão PAIETS. Acredita-se que a Educação Ambiental Popular e os saberes emergentes dessa proposta instigam a redefinição das bases formativas num horizonte mais humano, crítico e integral do PAIETS.
The dissertation entitled "Popular Environmental Education and PAIETS: understandings about an extension programs formative prospects" addresses the subject of Popular Environmental Education as a contribution in the educational field to the Admittance in Technical and Higher Education Assistance Program (PAIETS) of Rio Grandes Federal University (FURG). The question that promoted the research was: What comprehensive horizons of Popular Environmental Education are revealed in PAIETS? As a context of opening towards the matter highlighted, the context of action and the "readings of the world" that the Program encompasses become evident. Besides, from the perspective of Gadamers philosophical hermeneutics, as a theoretical and methodological course, the objective was to understand the aspects inherent to Popular Environmental Education constituted in the PAIETS Extension Program. We believe that Popular Environmental Education and its emerging knowledge instigate the redefinition of the formative bases in a more human, critical and integral perspective of PAIETS.