Abstract:
O presente artigo tem por objetivo apresentar a trajetória de ensino-pesquisa-extensão do Grupo de Estudose Pesquisas em Sexualidade, Gênero e Educação –Gepsex, na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul –UFMS. O grupo foi criado em 2005 e cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do Brasil do CNPq. Diferentemente de outros grupos, este não se atrelava, em sua origem, à pós-graduação. Surgiu vinculado ao ensino e à extensão universitária. Teve seu início provocado por demanda de estudos e pesquisas com acadêmicas/os de Pedagogia e professoras/es de escolas públicas que participavam de projetos de extensão. Ao longo dos anos, foi incorporando pós-graduandas/os e ações no âmbito da pós-graduação. A trajetória descrita demonstra as resistências cotidianas e ressalta o compromisso teórico-político-acadêmico com as temáticas de Gênero, Sexualidade e Diferença no campo da Educação.
El presente artículo tiene como objetivo presentar la trayectoria de enseñanza-investigación-extensión del Grupo de Estudios e Investigaciones en Sexualidad, Género y Educación –Gepsex, en la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul –UFMS. El grupo fue creado en 2005 y registrado en el Directorio de Grupos de Investigación de Brasil del CNPq. A diferencia de otros grupos, este no estaba adjunto, en su origen, a la pós-graduación. Surgió vinculado a la enseñanza y a la extensión universitaria. Tuvo su unicio provocado por la demanda de estudios e investigaciones con académicas/os de Pedagogia y profesoras/es de escuelas públicas que participaban de proyectos de extensión. A lo largo de los años, fue incorporando pós-graduandas/os y acciones en el ámbito de la pós-graduación. La trayectoria descripta demuestra las resistencias cotidianas y resalta el compromiso teórico-político-académico con las temáticas de Género, Sexualidad y Diferencia en el campo de la Educación.
The present article aims to present the teaching-research-extension trajectory of the study and Research Group on Sexuality, Gender and Education –Gepsex,at the Faculty of Education of the Federal University of Mato Grosso do Sul –UFMS. The group was created in 2005 and registered in the CNPq Directory of Research Groupsin Brazil. Unlike other groups, this one was not originally linked to postgraduate studies. It emerged linked to teaching and university extension. It began due to the demand for studies and research with Pedagogy academics and public school teachers who participated in extension projects. Over the years, it has been incorporating postgraduate students and actions within the scope of postgraduate studies. The trajectory described demonstrates the daily resistance and highlights the theoretical-political-academic commitment to the themes of Gender, Sexuality and Difference in the field of Education.