Abstract:
Neste artigo apresentamos algumas contribuições teórico-metodológicas do eixo temático Infâncias, Gênero e Sexualidade, inserido na linha depesquisa Educação, Sexualidade e Relações de Gênero, vinculado ao PPGEdu/FACED/UFRGS, em articulação com dois grupos de estudos, o GEERGE e o GEIN. A partir da análise documental, buscamos trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses que referenciassem as possíveis colaborações desses grupos. Os resultados apontam que, em duas décadas de existência (2001-2021), o eixo vem se destacando pela produção dos conceitos de pedofilização e scriptsde gênero, com um número significativo de trabalhos. As análises mostram ainda a importância das articulações com graduação e pós-graduação, por meio da extensão e ensino, estabelecendo uma rede de interlocuções, resultando na criação de outros grupos de pesquisa. O estudo também evidencia a importância do investimento das temáticas corpo, gênero e sexualidade na formação docente, em especial no que tange a Educação Infantil e as infâncias.
En este artículo presentamos algunas contribuciones teórico-metodológicas del eje temático Infancias, Género y Sexualidad, inserto en la línea de investigación Educación, Sexualidad y Relaciones de Género, vinculada al PPGEdu/FACED/UFRGS, en articulación con dos grupos de estudio, GEERGE y GEIN. Apartir del análisis documental, buscamos trabajos de conclusión de cursos, disertaciones y tesis que hicieran referencia a las posibles colaboraciones de estos grupos. Los resultados muestran que, en dos décadas de existencia (2001-2021), el eje viene destacándose para la producción de los conceptos de pedofilización y guiones de género, con un número importante de obras. Los análisis también muestran la importancia de la articulación con graduación y posgraduación, a través de la extensión y la docencia, estableciendo una red de interlocuciones, resultando en la creación de otros grupos de investigación. El estudio también destaca la importancia de invertir en los temas de cuerpo, género y sexualidad en la formación docente, especialmente en lo que se refiere a la Educación Infantil y las infancias.
In this article we present some theoretical-methodological contributions of the thematic axis Childhoods, Gender and Sexuality,inserted in the line of research Education, Sexuality and Gender Relations, linked to PPGEdu/FACED/UFRGS, in articulation with two study groups, GEERGE and GEIN. From the documental analysis, we searched for course conclusion works, dissertations and theses that referenced the possible collaborations of these groups. The results show that, in two decades of existence (2001-2021), the axis has been standing out for the production of the concepts of pedophilization and gender scripts, with a significant number of works. The analyzes also show the importance of articulation with graduation and postgraduation, through extension and teaching, establishing a network of interlocutions, resulting in the creation of other research groups. The study also highlights the importance of investing in the themes of body, gender and sexuality in teacher training, especially with regard to Early Childhood Education and childhoods.