“Tu não tá vendo que a sora é sapatona?”: carreira docente, cultura escolar e aprendizagens em torno de gênero e sexualidade

Cieslak, Renata; Seffner, Fernando

Abstract:

 
O artigo aborda um conjunto de situações e questões próprias da cultura escolar, derivadas da presença de professoras e professores LGBTQIA+, bem como de alunos, alunas e alunes que igualmente são vistos como corpos dissidentes. Com dados coletadosem doisprojetos de pesquisa, mostramos as interações e a produção da diferença nos temas em gênero e sexualidade. Tomamos a cultura escolar tanto como lugar de tentativas de reiteração da heteronormatividade, como território de possibilidades de transgressão e aliança que modificam a norma. Consideramos a importância das alianças e parcerias na escola no sentido de assegurar a abordagem dos temas em gênero e sexualidade na formação educacional pública, como componentes chave na constituição da cidadania em uma sociedade que se deseja democrática.
 
El artículo aborda un conjunto de situaciones y cuestiones propias de la cultura escolar, derivadas de la presencia de profesoras y profesores LGBTQIA+, así como de estudiantes de todos los géneros que también son vistos como cuerpos disidentes. Con datos recogidosen dos proyectos de investigación, mostramos las interacciones y la producción de diferencia en los temas de género y sexualidad. Tomamos la cultura escolar tanto como un lugar de intentos de reiterar la heteronormatividad, como un territorio de posibilidades de transgresión y alianza que modifican la norma. Consideramos la importancia de las alianzas y asociaciones en la escuelapara asegurar que las cuestiones de género y sexualidad sean abordadas en la formación educativa pública, como componentes clave en la constitución de la ciudadanía en una sociedad que desea ser democrática.
 
The article addresses a set of situations and issues specific to school culture, derived from the presence of LGBTQIA+ teachers, as well as students of all genders who are also seen as dissidentbodies. With data collected in two research projects, we show the interactions and the production of difference in the themes of gender and sexuality. We take school culture both as a place of attemptsto reiterate heteronormativity,and as a territory of possibilities for transgression and alliance that modify the norm. We consider the importance of alliances and partnerships at school in order to ensure that gender and sexuality issues areaddressed in public educationprograms, as key components in the constitution of citizenship in a society that aimsto bedemocratic.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos