Cartografia dos territórios da escola: mapeando espaços heterotópicos de lazer que possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero no brincar de crianças

Silva, Leandro Veloso

Abstract:

 
Este estudo busca relatar alguns passos e propostas de reconhecimentos de uma pesquisa de doutorado – PPGIEL – EEFFTO/UFMG, que se insere no campo das Ciências Sociais, Humanas e nos Estudos do Lazer, pela proposição de abordar e problematizar questões no entorno do sujeito social ‘criança’ no seu processo de conhecer e aprender no decorrer do ‘brincar’ nos momentos de ‘lazer’ da/na ‘infância’ nos territórios da Escola. Nesse sentido, tem como objetivo se movimentar com a escola e com seus atores e sujeitos sociais para identificar nesses territórios, espaços heterotópicos de lazer, e problematizar que esses espaços possibilitam inflexões de aprendizagem em gênero, por meio das práticas sociais presentes no(s) brincar(es) da(s) infância(s). Para tanto, se subsidia num movimento de uma pesquisa bibliográfica, ancorada nos caminhos metodológicos desenhados por meio de uma pesquisa qualitativa e pós-crítica, tendo como rota a abordagem de uma cartografia.
 
Este estudio busca reportar algunos pasos y propuestas para el reconocimiento de una investigación de doctorado - PPGIEL - EEFFTO / UFMG, la cual se inserta en el campo de las Ciencias Sociales, Humanidades y Estudios del Ocio, con el propósito de abordar y problematizar temas que rodean el tema social. 'niño' en su proceso de conocimiento y aprendizaje en el transcurso del 'juego' en los momentos de 'ocio' de / en la 'infancia' en los territorios de la Escuela. En este sentido, busca moverse con la escuela y sus actores y sujetos sociales para identificar espacios de ocio heterotópicos en estos territorios, y problematizar que estos espacios posibilitan inflexiones de aprendizaje en género, a través de las prácticas sociales presentes en el juego infantil. Para ello, se subvenciona en un movimiento de investigación bibliográfica, anclado en los caminos metodológicos diseñados a través de una investigación cualitativa y poscrítica, teniendo como recorrido el planteamiento de una cartografía.
 
This study seeks to report some steps and proposals for recognizing a doctoral research - PPGIEL - EEFFTO / UFMG, which is inserted in the field of Social Sciences, Humanities and Leisure Studies, for the purpose of addressing and problematizing issues surrounding the social subject 'child' in their process of knowing and learning in the course of 'playing' in the 'leisure' moments of / in 'childhood' in the School's territories. In this sense, it aims to move with the school and its actors and social subjects to identify heterotopic leisure spaces in these territories, and to problematize that these spaces enable inflections of learning in gender, through the social practices present in childhood playing. To this end, it is subsidized in a movement of a bibliographic research, anchored in the methodological paths designed through a qualitative and post-critical research, having as a route the approach of a cartography.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Artigos publicados em periódicos